Feliz Dia dos Professores!

A escritora Cora Coralina, em seu livro Vintém de Cobre, realiza a façanha de sintetizar com sucesso a essência da Educação: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Se há uma alegria para o professor é contribuir para a construção de uma nova jornada. A cada lição, mais se erigem as estruturas, por meio do conhecimento.

 

O educador é aquele que fornece as ferramentas ideais para que a obra se consolide. Aqueles que enxergam a sala de aula como um ambiente para aprender unicamente sobre a formalidade dos saberes, estão longe de compreender a verdadeira importância desse espaço.

 

Não fosse o bastante a infinitude do estudo e da disciplina, ali aprendemos ensinamentos sobre respeito, humildade, perseverança e solidariedade. Muito disso, graças aos professores que, a frente de suas turmas, se reinventam e se entregam, conscientes de que sua missão é transformar vidas.

 

Esse aprendizado, porém, não acontece apenas em uma direção. Paulo Freire reflete que o ensino acontece em múltiplos caminhos. Ao passo em que ensinamos, também aprendemos. Ser professor é abrir as portas do saber, mas também conhecer novas paisagens que se desenham no horizonte.

 

Entre sonhos que ganham vida e descobertas de novas perspectivas — sejam pessoais, profissionais ou acadêmicas —, o professor cumpre, diariamente, seu chamado de transformar concretamente a realidade de muitos. Neste dia, 15 de outubro, celebramos o nobre papel que os educadores desempenham para todos nós. Feliz Dia dos Professores!

CURTA E ACOMPANHE