Núcleo de Estudos e Aperfeiçoamento Científico
O Núcleo de Estudos e Aperfeiçoamento Científico – NEAC, é o departamento responsável pelo planejamento e execução de atividades de pesquisa do ISEPE Guaratuba. O Núcleo tem o objetivo de formação e acompanhamento de grupos de estudo e pesquisa, implantação do Programa de Iniciação Científica e implantação de revistas científicas na instituição, atuando em quatro grandes áreas de pesquisa:
- Capacitação comunitária;
- Geração de trabalho e renda;
- Educação ambiental e patrimonial;
- Legislação ambiental e patrimonial.
As linhas de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo NEAC são:
- Patrimônio Material e Imaterial;
- Turismo em Unidades de Conservação;
- Conservação da Natureza;
- Educação ambiental e patrimonial;
- Inclusão produtiva / economia criativa.
Artigos Científicos Pedagogia 2020
- A ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NA ÁREA HOSPITALAR, MESMO EM TEMPO DE PANDEMIA
- A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O APRENDIZADO NOS ANOS INICIAIS – 1° A 5° ANO
- A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO, NO INÍCIO DA VIDA ESCOLAR, EM TEMPOS DE PANDEMIA
- A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO ENSINO REGULAR
- A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR
- A LINGUAGEM NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO O BEBÊ E SUA LINGUAGEM
- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E FINLÂNDIA
- AVALIAÇÃO NA GRADUACÃO
- DIREITOS DE APRENDIZAGEM, CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – SOB O OLHAR DA BNCC
- EDUCAÇÃO INFANTIL DA TEORIA À PRÁTICA
- O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- UM OLHAR DIFERENTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. COMO LEVAR A MATEMÁTICA PARA A VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E RECONSTRUÇÃO EMOCIONAL DO SUJEITO QUE FREQUENTA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumos Expandidos Pedagogia 2019
- OS CUIDADOS DO PROFESSOR COM A VOZ EM SALA DE AULA
- SAÚDE MENTAL DO DOCENTE E CONDIÇÕES DE TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GUARATUBA
- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- MUSICOTERAPIA PARA BEBÊS DE 0 A 12 MESES
- O OLHAR QUE RESGATA AO ENSINAR - APRENDER
- A MÚSICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- RESGATE CULTURAL DO LÚDICO NA ESCOLA DO CAMPO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- O USO DE JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- A IMPORTÂNCIA DOS VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Artigos Científicos Pedagogia 2019
- OS CUIDADOS DO PROFESSOR COM A VOZ EM SALA DE AULA
- SAÚDE MENTAL DO DOCENTE E CONDIÇÕES DE TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GUARATUBA
- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- MUSICOTERAPIA PARA BEBÊS DE 0 A 12 MESES
- O OLHAR QUE RESGATA AO ENSINAR - APRENDER
- A MÚSICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- RESGATE CULTURAL DO LÚDICO NA ESCOLA DO CAMPO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- O USO DE JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- A IMPORTÂNCIA DOS VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentações Pedagogia 2019
- OS CUIDADOS DO PROFESSOR COM A VOZ EM SALA DE AULA
- SAÚDE MENTAL DO DOCENTE E CONDIÇÕES DE TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GUARATUBA
- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- MUSICOTERAPIA PARA BEBÊS DE 0 A 12 MESES
- O OLHAR QUE RESGATA AO ENSINAR - APRENDER
- A MÚSICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- RESGATE CULTURAL DO LÚDICO NA ESCOLA DO CAMPO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- O USO DE JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- A IMPORTÂNCIA DOS VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- INDISCIPLINA: PERCEPÇÕES SOB O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR
- ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO