A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, acaba de renovar o reconhecimento do Curso de Administração da Faculdade ISEPE Guaratuba. A Portaria que renovou o reconhecimento (nº268 de 03.04.17), foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 03 de abril. Para falar a respeito, o Momento Isepe entrevistou a Professora Rosane Patrícia Fernandes, Coordenadora Pedagógica do Isepe.

MI: Profª. Rosane, em que momento um curso superior é reconhecido pelo MEC?

Profª. Rosane: O reconhecimento é solicitado quando se forma a primeira turma. No caso do Curso de Administração, esse reconhecimento ocorreu em agosto de 2006, quando formamos a 1ª turma. Desde então o Isepe já formou 11 turmas de ADM, num total de 262 alunos.

MI: Recentemente o MEC renovou o reconhecimento do Curso de Administração. Como é esse processo e qual a sua importância para o Isepe?

Profª. Rosane: A renovação do reconhecimento de curso atende ao ciclo trienal do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Esse exame, o CPC (conceito preliminar dos cursos) vai de 1 a 5 e foi criado para agregar ao processo de avaliação da educação superior, critérios objetivos de qualidade e excelência, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação. Comissões avaliadoras do MEC visitam as instituições para concordar ou alterar o conceito obtido, o qual é divulgado anualmente junto aos resultados do ENADE. No último ENADE o curso de administração do Isepe teve conceito "3", o que atende plenamente aos critérios de qualidade para funcionar e permite a dispensa da visita “in loco” dos avaliadores do MEC, renovando automaticamente o reconhecimento. Já na última avaliação em 2015, o Curso de Administração teve um CC "4" (conceito de curso) o que é muito bom para o ISEPE.