Não se engane, semana de prova não exige preparação somente para os alunos. Os professores também se preparam desde o início do semestre até os últimos dias quando corrigem as provas, lançam notas e outras responsabilidades que lhes são próprias. Mas para muitos alunos é algo a parte, vivem um grau de ansiedade e preocupação que transforma os dias que antecedem as provas, em dias de tortura.

Para esses, ter deixado para “última hora”, pode ser a causa de tanto estresse.  Estudar para uma prova exige calma, leitura com atenção, corpo e mente descansados. Não basta memorizar, o importante é que o aluno objetive identificar o método que mais lhe facilite a aprendizagem em relação aos conteúdos aplicados. Nos primeiros dias de aula, o aluno deve buscar conhecer os métodos e a proposta de trabalho do professor, ou seja, como ele vai desenvolver a disciplina no decorrer do semestre. Certamente isso vai colaborar muito para um melhor aprendizado.

Dicas para ajudar nos dias de prova:

• Organize sua rotina, priorize as tarefas;
  • Não deixa para estudar na última hora;
  • Remédios, só com prescrição médica;
  • Descanse, não passe noites inteiras estudando;
  • Evite o que lhe incomoda, se preserve do que não é importante;
  • Evite as noitadas em bares e os excessos com bebida;
  • Estudar em grupo, fazer resumos, pode auxiliar;
  • Não estude assistindo televisão ao mesmo tempo;
  • Você é adepto das “colinhas”? Faça para estudar e não para usá-las durante a prova;
  • Na hora da prova leia com atenção as questões, para depois resolvê-las;
  • Use todo o tempo disponível, não se afobe entregando a prova antes da hora.

Boa Prova!