A Faculdade Isepe Guaratuba, os Missionários Redentoristas e o Instituto Cultural e Social Mãe do Bom Sucesso, realizaram durante a Festa do Divino 2017, o pré-lançamento do livro, O Divino Espírito Santo em Procissão.

O livro é um resgate do que já foi e é a festa do divino em Guaratuba, sua plenitude de fé, cultura e memória dos guaratubanos. Segundo o organizador da obra, professor Paulo Santos da Silva, nesta parceria professores e pesquisadores se uniram em torno da proposta da festa e como ela abrange o nosso litoral. Santos explica que o pesquisador Carlos Eduardo de Andrade Silva Ramos, acompanhou por anos os foliões de Guaratuba, registrou a rota da folia do Divino, as particularidades da região e a importância da Folia do Divino. Mais que uma festa nesse universo cultural de costumes e repertório musical caiçara, a Folia do Divino é uma memória da procissão e de sua música que revela o itinerário dos foliões do Mestre Naico. Paulo Santos explica ainda, que nos capítulos seguintes, Maria do Rocio Braga Bevervanso, Rosane Patrícia Fernandes, Luiz Antonio Michaliszyn Filho e ele próprio, recordam a cultura social, religiosa e as lendas acerca do Divino em Guaratuba, descrevendo um pouco sobre a folia, os foliões e o que se denomina por Casal Festeiro Mor, além de um pouco do que eles testemunharam na vivência dessa festa e como ela pode ser vista como memória de um povo e suas religiosidades. Santos esclarece que a presença do Espírito Santo na bíblia, sua luz ao povo de Deus, entra nas páginas do livro e mostra a fé de quem acredita nas promessas do Espírito Santo, assim como os nossos foliões que, em romaria, partem dois meses antes para levar as bandeiras do Divino e da Santíssima Trindade pela região do nosso litoral.

O livro O Divino Espírito Santo em Procissão está à venda na secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Bom Sucesso ao custo de R$ 5,00.