Dia do Pedagogo: professores comentam a importância da Pedagogia em suas vidas

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Com essa frase, Paulo Freire define uma das muitas facetas do profissional que carrega uma importante missão em seu trabalho: a educação. Uma ferramenta decisiva para a construção do conjunto de relações que, organicamente, cooperam para transformações em nossa realidade.

Hoje, dia 20 de maio, comemora-se o Dia do Pedagogo. Importantes agentes de mudança para a vida de alunos, pais e familiares. Além da homenagem, a data propõe uma discussão sobre a importância da união entre escola e família para o desenvolvimento dos estudantes. “Um dia de reflexão sobre o papel desse profissional tão necessário no contexto educacional brasileiro”, comenta a professora do curso de Pedagogia, Jucelia Lima.

Profissionais com disposição para adaptar-se a quaisquer circunstâncias, aplicando a criatividade para promover a educação, e claro, preservando a excelência. Para Trindade dos Santos de Freitas, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE, “o pedagogo precisa ter uma visão crítica da realidade, gostar da educação e de ensinar. Se dedicar aos estudos, buscando educação continuada. Conhecer as políticas públicas educacionais e se ver como uma figura de liderança na escola”. A professora Rosilda Borges, há mais de 40 anos atuando na educação, confirma as atribuições ao acrescentar traços importantes para a profissão: “requer muita paciência, persistência, responsabilidade, dedicação e muito amor. Amor por aquilo que faz”.

Esse amor, citado por Borges, é consenso por parte dos docentes da instituição. “Já passei por vários segmentos da educação e em todos eu sou apaixonada. Eu acho que a educação é encantadora em qualquer lugar, em qualquer esfera”, comenta a professora do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE, Karyna Brunetti Lucinda.

“Eu acredito que a educação se reconstrói diariamente"

Em tempos nos quais há uma célere necessidade em se reinventar o ensino, os educadores são a linha de frente para uma nova etapa na educação. E nesse processo, todos são transformados. Para Lucinda, a inovação e o aprendizado contínuo fazem parte do perfil de quem busca atuar com o ensino e a aprendizagem. “Eu acredito que a educação se reconstrói diariamente. Todo dia algo novo acontece e nós, enquanto educadores, precisamos estar sempre atentos e nos atualizando, para atendermos a essas necessidades”, reflete.

Mas, para muitos, antes mesmo de um claro perfil para a profissão, o chamado ao ensino já se construía. Guiomara Ribas, professora da Faculdade ISEPE, relembra que sua trajetória na educação foi marcada por laços familiares: “Me tornei professora num processo construído na convivência com mãe, tias e primas. Antes mesmo da conclusão do então chamado Curso Normal, comecei a lecionar”, recorda. Essas relações a prepararam para o caminho do conhecimento, que culminaram no curso de Pedagogia: “nos anos em que cursei Pedagogia, aprendi a valorizar intensamente os pedagogos e pedagogas”.

Assim como Ribas, cada um dos integrantes do corpo docente do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE tem uma história com a educação. Superação, descobertas e realizações fazem parte dessas trajetórias, que integram nossa instituição. “A Pedagogia me favoreceu como mãe e como educadora”, reflete a professora Eliane de Fatima Bordin, que também é psicóloga e considera a Pedagogia transformadora para sua vida.

"Aprendi a valorizar intensamente os pedagogos e pedagogas”

Compartilhando dessa perspectiva transformadora, a professora Ana Maria Sabino narra como a educação foi arrebatadora em sua vida: “Entrei no [curso de] magistério, em 2003, e lá me encontrei como ser humano, pelas mãos de excelentes pedagogas”. Ela ainda ressalta a importância dessas profissionais para sua carreira e busca retribuir na vida de futuras pedagogas e futuros pedagogos que estão se formando. “Hoje, felizmente, eu trabalho com o curso de Pedagogia, na Faculdade ISEPE, e tenho a oportunidade de ver, todos os anos, grandes profissionais se formando, que estão postas no mercado de trabalho para transformas outras vidas, como antes, outras pedagogas transformaram a minha”.

Não há dúvidas de que a educação transforma vidas. “A educação é essa ferramenta que leva o conhecimento para a vida e a prática das pessoas”, comenta a professora Mariana Carolina Teixeira. Temos diversos exemplos em nossa instituição e alguns deles foram compartilhados conosco. A partir de uma vida transformada, muitas outras vivem essa mudança de realidade. Como observa Bordin, “o valor da Pedagogia está em contribuirmos com o outro, para que esse outro possa ser um cidadão empoderado, um cidadão capaz, partícipe da comunidade na qual ele está inserido”. No cerne desse precioso processo, está o pedagogo. Como ressalta Ribas, ao relembrar a paideia grega: “vocês conduzem à luz”.

Parabéns, feliz Dia do Pedagogo!

ISEPE A SUA FACULDADE NO LITORAL!

• 4 Ciências Contábeis
  • 4 Negócios Imobiliários

Como resultado dos esforços desenvolvidos, a Faculdade ISEPE obteve do MEC Conceito 4, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Negócios Imobiliários, numa tabela de avaliação de 1 a 5. Os outros cursos ainda contam com Conceito 3.