58º Congresso Internacional de Americanistas (ICA)
Professora da Faculdade ISEPE, Drª Rosane Patricia Fernandes participa do 58º Congresso Internacional de Americanistas (ICA)
O Congresso aconteceu de 30/06 a 04/07 de 2025.
As professoras Drª Rosane Patricia Fernandes (Isepe Guaratuba) e Dione da Rocha Bandeira (univille) apresentaram o trabalho “Vestígios e memórias: o patrimônio arqueológico da presença indígena na Baía da Babitonga/SC” no 58º Congresso Internacional de Americanistas (ICA), realizado em Novi Sad, Sérvia, dentro do simpósio Patrimônio Cultural / Cultural Heritage.
A apresentação integrou a programação do congresso que tem como tema “Nuevos desafíos, nuevos espacios”, reunindo pesquisadores de diversas partes do mundo.
O trabalho apresentado faz parte da pesquisa de pós-doutorado da Prof. Rosane, intitulada “Percepções e Identificações Culturais Indígenas e o Patrimônio Arqueológico”, financiada pela FAPESC, com apoio do LAPARQ (Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico), do grupo de pesquisa GEIPAC (Grupo de Estudos Interdisciplinares em Patrimônio Cultural.
A participação das professoras reforça o protagonismo da pesquisa arqueológica brasileira em debates internacionais sobre memória, território e patrimônio dos povos indígenas.
Parabéns às pesquisadoras pela contribuição científica e pela valorização do patrimônio cultural da Baía da Babitonga!
#ica58 #arqueologia #patrimôniocultural #fapesc #geipac #laparq #isepeguaratuba #BaíaDaBabitonga #culturaindígena #americanistas #pósdoutorado #PesquisaBrasileira