O curso de Pedagogia do ISEPE Guaratuba, lança um novo olhar sobre a educação, aproximando a teoria à prática e promovendo uma reflexão sobre a ação pedagógica, de modo a formar profissionais à frente de seu tempo.
São quatro anos de formação e, desde o primeiro semestre, o estudante participa de atividades que farão parte de seu futuro profissional. Além disso, prevê a participação em projetos interdisciplinares e Integradores, bem como:
- Oficinas de teatro: projeto que caminha junto com a disciplina de Oficina de Literatura Infanto-juvenil e Juvenil e que propicia ao aluno, não somente a compreensão histórica do que é teatro, como também a sua participação em peças, montagens de cenário, criação de personagens, etc
- Encontro Pedagógico de Projetos Integradores: projeto que visa ao aprimoramento das práticas pedagógicas, envolvendo estudantes no desenvolvimento prático de conceitos de gestão, grupo, liderança e potencialização da didática pedagógica
- Semana Acadêmica em todos os semestres, onde ocorre o “Encontro dos Egressos”, palestras e Atividades Culturais, envolvendo também a Comunidade
- Projeto EJA Ação Continuada na Comunidade para alunos da EJA
- Cine-Educação, promovendo encontros para a discussão de temas de filmes e documentários relativos a Educação
- “1º Encontro dos Intérpretes e Professor de Apoio dos Surdos” da disciplina de Libras
- Atividades Lúdicas e Recreativas; Disciplina de Metodologia do Movimento
- Projeto de Extensão da Ilha da Cotinga – Disciplina Educação Campo e indígena
O curso de Pedagogia está com 80% de acadêmicos atuando em Estágios Remunerados, Egressos concursados no Município de Guaratuba, Garuva, Itapoá e Joinville.
O curso do foi autorizado pelo MEC através da Portaria 523, de 11 de junho de 2007.
| OUÇA O EPISÓDIO DO NOSSO PODCAST SOBRE O CURSO CLICANDO AQUI |
- AFASIA NA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO - Amanda de Oliveira
- O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE - Ana Paula Padilha
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA - Eduarda Souza
- MÚSICA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE APOIO EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS - Greyce Kelly Marssal
- A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TEMPO EDUCACIONAL - Isaura Nascimento
- DIFICULDADES DE AUDIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, DURANTE AS AULAS REMOTAS DO ENSINO SUPERIOR, EM TEMPOS DE PANDEMIA - Jandira Oliveira
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O MÉTODO MONTESSORIANO COMO IMPORTANTE FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. - Lara Guilgen
- O MITO DA AVALIAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DE SUA DESMISTIFICAÇÃO NA ATUALIDADE EDUCACIONAL - Lidiane Rocha
- A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO NO ENSINO MÉDIO - Lorena Santos
- A AFETIVIDADE E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR - Lusmary Leite
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA – DESAFIOS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA, EM TEMPOS DE PANDEMIA, NO MUNICÍPIO DE GUARATUBA-PR - Marly Melo
- MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA - Milena Schmitt
- TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA VITAL NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA - Myllena Pereira
- REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES NO PARANÁ - Priscila da Silva
- A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DURANTE A PANDEMIA NA ÁREA HOSPITALAR - Rhaiana Vanolli
- AS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS E OS DESAFIOS DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR DA ATUALIDADE - Silmara da Silva
- A ATUAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NA ÁREA HOSPITALAR, MESMO EM TEMPO DE PANDEMIA
- A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O APRENDIZADO NOS ANOS INICIAIS – 1° A 5° ANO
- A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA EM RELAÇÃO AO APRENDIZADO, NO INÍCIO DA VIDA ESCOLAR, EM TEMPOS DE PANDEMIA
- A INCLUSÃO DA CRIANÇA AUTISTA NO ENSINO REGULAR
- A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR
- A LINGUAGEM NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO O BEBÊ E SUA LINGUAGEM
- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E FINLÂNDIA
- AVALIAÇÃO NA GRADUACÃO
- DIREITOS DE APRENDIZAGEM, CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – SOB O OLHAR DA BNCC
- EDUCAÇÃO INFANTIL DA TEORIA À PRÁTICA
- O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- UM OLHAR DIFERENTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. COMO LEVAR A MATEMÁTICA PARA A VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E RECONSTRUÇÃO EMOCIONAL DO SUJEITO QUE FREQUENTA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- OS CUIDADOS DO PROFESSOR COM A VOZ EM SALA DE AULA
- SAÚDE MENTAL DO DOCENTE E CONDIÇÕES DE TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE GUARATUBA
- A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
- MUSICOTERAPIA PARA BEBÊS DE 0 A 12 MESES
- O OLHAR QUE RESGATA AO ENSINAR - APRENDER
- A MÚSICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- RESGATE CULTURAL DO LÚDICO NA ESCOLA DO CAMPO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
- O USO DE JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- A IMPORTÂNCIA DOS VALORES MORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Matriz Curricular 2022
1º Semestre
Psicologia da Educação | 80h |
Linguagem e Gramática | 80h |
Práticas Recreativas e Lúdicas | 80h |
Aspectos Antropológicos e sociol. da Educação | 40h |
História da Educação | 80h |
Atividades Práticas Educacionais de Extensão I | 40h |
Carga Horária Total | 400h |
2º Semestre
Políticas Públicas e Legislação na Educação | 40h |
Didática e Ética profissional | 80h |
Psicologia e Aprendizagem | 80h |
Educação das Relações Étnicos Raciais | 40h |
Fundamentos da Ed Infantil e práticas | 80h |
Metodologia da Pesquisa em Educação | 40h |
Atividades Práticas Educacionais de Extensão I | 40h |
Carga Horária Total | 400h |
3º Semestre
Identidade e Diversidade e Direitos Humanos | 80h |
Currículos, BNCC, Programas e projetos Pedagógicos | 80h |
Alfabetização e Letramento | 80h |
Fundamentos Ed. Básica e suas Práticas | 80h |
Matemática e Estatística na Educação | 40h |
Atividades e Práticas de Extensão III | 40h |
Carga Horária Total | 400h |
4º Semestre
Libras – Língua Brasileira de Sinais | 80h |
Avaliação da Aprendizagem Escolar | 80h |
Literatura Infanto- Juvenil | 80h |
Educação e Novas Tecnologias | 80h |
Estágio Supervisionado I – Educação Infantil | 40h (+ 100h estágio) |
Atividades e Práticas de Extensão IV | 40h |
Carga Horária Total | 440h |
5º Semestre
Educação Especial e Inclusiva | 80h |
Organização do Trabalho Pedagógico | 80h |
Met. e Prática no Ensino da Arte | 80h |
Metodologia e Prática da Língua Portuguesa | 80h |
Estágio Supervisionado II – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) | 40h (+ 100h estágio) |
Atividades e Práticas de Extensão V | 40h |
Carga Horária Total | 440h |
6º Semestre
Metodologia e práticas Geografia e História | 80h |
Educação de Jovens, Adultos e Idosos | 40h |
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências | 80h |
Escola Mediação: Família, trabalho, lazer e saúde | 40h |
Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico | 80h |
Estágio Supervisionado. III – Ed. Especial/ EJA | 40h (+ 100h estágio) |
Atividades e Práticas de Extensão VI | 40h |
Carga Horária Total | 460h |
7º Semestre
Educação no Campo e Indígena | 80h |
Metodologia da Matemática | 80h |
Psicopedagogia | 80h |
Eca e Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens | 80h |
Estágio Supervisionado IV – Formação Docentes | 40h (+ 100h estágio) |
Atividades e Práticas de Extensão VII | 40h |
Carga Horária Total | 440h |
8º Semestre
Eco pedagogia e Sustentabilidade | 80h |
Gestão de projetos em espaços escolares e não escolares | 80h |
Empreendedorismo | 80h |
Pedagogia Social | 80h |
Relatos Experiências Estágios - TCC | 40h |
Atividades e Práticas de Extensão VIII | 40h |
Carga Horária Total | 400h |
Corpo docente - Pedagogia
- AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - 1º PERÍODO - 2020/1
- AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - 3º PERÍODO - 2020/1
- AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - 5º PERÍODO - 2020/1
- AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA - 7º PERÍODO - 2020/1
- AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DISCENTES 2019
- MANUAL DE ESTÁGIO
- PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) - PEDAGOGIA
- REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA
- REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE ENSINO E BRINQUEDOTECA
- REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
- REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
- REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES
- RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA 2019/2
- RELATÓRIO DE GESTÃO 2019
- RELATÓRIO DE GESTÃO 2020
- RELATÓRIO DE GESTÃO 2021
- MANUAL DE ESTÁGIO DE PEDAGOGIA
- PDI ISEPE
Noturno |
4 anos |
R$ 553,89 * |
Trindade dos Santos de Freitas |
(41) 3442-8500 |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Valores e informações sujeitos a alterações.
* Valor referente à mensalidade de 2023 para grade completa, com matrícula no início do período letivo. Valor com 20% de desconto, de acordo com tabela de pontualidade.