A ISEPE NÃO PARA: Cursos, museus e leituras: opções para passar a quarentena

A ISEPE NÃO PARA: Cursos, museus e leituras para passar a quarentena

Durante o período de isolamento social e suspensão de aulas presenciais, diversos serviços, centros culturais e instituições de ensino estão disponibilizando conteúdos gratuitos para passar o tempo. Museus convidam a população a visitas virtuais, plataformas de ensino ofertam os mais diversos tipos de lições — que passam pela educação financeira até o desenvolvimento de jogos —, livrarias online disponibilizam títulos para serem lidos gratuitamente. Confira:

UFRGS

Para quem está em busca de cursos com certificados, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) oferece aulas sobre temas diversificados. Introdução à plataforma Moodle, estudos sobre o racismo, sobre poesia grega e literatura russa são alguns dos temas debatidos nos cursos da Universidade. No site é possível conhecer todos.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) disponibilizou mais de 50 cursos online gratuitos para serem realizados em casa. Por meio de sua plataforma online, aulas de educação financeira, direito empresarial, lições introdutórias sobre diversos temas, entre outros cursos estão à disposição do público. Os cursos da FGV também contam com certificação.

Unopar

Em parceria com a Aliança Brasileira pela Educação, a Unopar também está com cursos online completamente gratuitos para alunos e professores. Acessando o portal do projeto é possível se cadastrar e conferir todos os cursos liberados pela união da faculdade junto à instituição.

Senai

Com cursos online que apresentam conteúdos da área técnica, como Desenho Arquitetônico, Fundamentos da Logística, Empreendedorismo e Mecânica Automotiva, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece 12 cursos que contam com certificado na conclusão. Confira todos os disponíveis no site.

Udemy

A Udemy, famosa plataforma de cursos online, liberou mais de 400 cursos online. Dentre eles, lições sobre Wordpress, desenvolvimento de jogos, Photoshop, e muito mais. No site, é possível acessar mais detalhes sobre os cursos. Ótima ferramenta para quem busca se atualizar aos meios digitais.

Museu Oscar Niemeyer

Fechado desde semana passada, o Museu Oscar Niemeyer (MON) disponibiliza seis de suas exposições para visita virtual. A “Trilogia Ásia”, curadoria de Fausto Godoy e Teixeira Coelho, e a exposição fotográfica “Não está claro até que a noite caia”, de Juliana Stein, compõem o acervo que pode ser acessado gratuitamente por meio do Google Arts & Culture.

Harvard

Para os fluentes na língua inglesa, diversos cursos da Universidade de Harvard estão disponíveis. Cursos de estatística, bioquímica, literatura e urbanismo são algumas das áreas de conhecimento que a plataforma oferece.

Museu do Louvre

Um dos museus mais visitados e icônicos do mundo abre suas portas virtuais para todos. O Museu do Louvre liberou algumas de suas exposições para visitas virtuais, com visão em 360º, o que garante uma imersão pelos corredores do museu que hospeda algumas das peças mais importantes da história da arte, como a “Monalisa”, de Leonardo da Vinci, a “Vênus de Milo” e “A Liberdade Guiando o Povo”, de Delacroix. Clique aqui para visitar.

Amazon

A Amazon, conhecida por comercializar livros tanto fisicamente quanto em seus formatos digitais, liberou uma infinidade de títulos para serem baixados e lidos no aplicativo gratuito Kindle, ou no dispositivo de mesmo nome. Em seu site, clássicos brasileiros, como Dom Casmurro e Macunaíma, importantes nomes da literatura mundial, como Shakespeare e Dostoyevsky, até fábulas, quadrinhos e auto-ajuda. Há ótimas leituras para todos os gostos.