Na noite desta segunda-feira (15), 25 acadêmicos participaram da primeira cerimônia de Colação de Grau online promovida pela Faculdade do Litoral Paranaense — ISEPE — e o Instituto Superior de Educação de Guaratuba. A solenidade, realizada por meio de plataforma de videoconferência, foi presidida pelo diretor Luiz Michaliszyn e contou com a presença da comunidade acadêmica e familiares que prestigiaram o juramento dos formandos dos cursos de Ciência Contábeis, Direito, Engenharia de Produção e Pedagogia.
Para Michaliszyn, o evento foi o ensejo para novas possibilidades que abordagens virtuais vêm proporcionando: “Valeu a experiência e fica como aprendizado para as próximas. Foi a primeira [experiência] e uma abertura de possibilidades para resolvermos uma série de outras situações para com nossos alunos. Bem bacana”.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Com essa frase, Paulo Freire define uma das muitas facetas do profissional que carrega uma importante missão em seu trabalho: a educação. Uma ferramenta decisiva para a construção do conjunto de relações que, organicamente, cooperam para transformações em nossa realidade.
Hoje, dia 20 de maio, comemora-se o Dia do Pedagogo. Importantes agentes de mudança para a vida de alunos, pais e familiares. Além da homenagem, a data propõe uma discussão sobre a importância da união entre escola e família para o desenvolvimento dos estudantes. “Um dia de reflexão sobre o papel desse profissional tão necessário no contexto educacional brasileiro”, comenta a professora do curso de Pedagogia, Jucelia Lima.
Como forma de comemorar este dia, o corpo docente do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE enviou mensagens de celebração aos profissionais da educação. As palavras foram reunidas em um vídeo disponibilizado no YouTube.
Profissionais com disposição para adaptar-se a quaisquer circunstâncias, aplicando a criatividade para promover a educação, e claro, preservando a excelência. Para Trindade dos Santos de Freitas, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE, “o pedagogo precisa ter uma visão crítica da realidade, gostar da educação e de ensinar. Se dedicar aos estudos, buscando educação continuada. Conhecer as políticas públicas educacionais e se ver como uma figura de liderança na escola”. A professora Rosilda Borges, há mais de 40 anos atuando na educação, confirma as atribuições ao acrescentar traços importantes para a profissão: “requer muita paciência, persistência, responsabilidade, dedicação e muito amor. Amor por aquilo que faz”.
Esse amor, citado por Borges, é consenso por parte dos docentes da instituição. “Já passei por vários segmentos da educação e em todos eu sou apaixonada. Eu acho que a educação é encantadora em qualquer lugar, em qualquer esfera”, comenta a professora do curso de Pedagogia da Faculdade ISEPE, Karyna Brunetti Lucinda.
“Eu acredito que a educação se reconstrói diariamente"
Novas possibilidades e instrumentos, ainda mais amplos, estão previstos para serem implementadas em breve. Um exemplo é o conjunto de ferramentas Google for Education, que inovam a concepção de sala de aula. O recurso garante uma maior capacidade de usuários por chamada. Se com o Hangouts, as conferências podem ser compartilhadas por até 150 pessoas, o novo serviço garante um espaço ainda maior. “Agora, estamos finalizando uma parceria entre ISEPE e Google, com o produto G Suite Educacional. Essa nova ferramenta permitirá a utilização do Hangouts Meet, uma nova modalidade de transmissões ao vivo, em que será possível até 250 pessoas estarem conectadas e interagirem simultaneamente em uma transmissão ao vivo, além de permitir mais um número expressivo de internautas convidados acompanhando a reunião”, comenta o professor. Dessa maneira, mais pessoas podem assistir às aulas e participar de reuniões, de maneira remota.
Video-aula ministrada pelo professor Francisco Soares, por meio do Google Hangouts
Além do reforço em vídeoconferências, a ampliação da capacidade de armazenamento em nuvem e e-mails institucionais fazem parte do conjunto de possibilidades que a equipe pedagógica terá em mãos para desenvolver novas atividades de ensino em ambientes virtuais.
De acordo com Soares, o desenvolvimento de novas abordagens faz parte de um processo de constante atualização e avanços nas práticas pedagógicas e são importantes como alternativas para os espaços tradicionais de ensino em situações atípicas. “A IES ISEPE Guaratuba busca otimizar sua presença digital, através da incorporação de novas tecnologias de informação para otimizar sua presença na Educação à Distância. Nesse momento difícil da propagação do Covid-19, todos os esforços devem estar direcionados para evitarmos a propagação dessa doença. E uma das formas é o uso intensivo e eficiente de tecnologias educacionais para o EAD”. Para hoje (20), os professores da Instituição se organizaram para uma reunião virtual, na qual serão orientados quanto ao funcionamento desses serviços e como utilizá-los junto aos alunos.