AFASIA NA INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO

OLIVEIRA, Amanda Cristina Melo¹

TEIXEIRA, Mariana Carolina²

 

  

Resumo

  

A afasia é um distúrbio da fala que dificulta a comunicação entre as pessoas, uma vez que se trata de uma lesão no hemisfério esquerdo cerebral, que pode ser ocasionado por doenças infecciosas, tumor ou acidente vascular cerebral. Quando ocorre nos primeiros anos de vida da criança, em especial antes dos dois anos é chamada de afasia do desenvolvimento. O diagnóstico precoce pode auxiliar a criança na estimulação para seu desenvolvimento e o contexto da Educação Infantil pode contribuir significativamente uma vez que a professora, instrumentalizada teoricamente pode através dos sintomas apresentados pela criança, auxiliar na detecção do quadro afásico. O presente trabalho foi constituído de duas etapas, sendo que a primeira se constituiu em pesquisa bibliográfica que permitiu à pesquisadora aprofundar os conhecimentos acerca da afasia, seus sintomas, diagnóstico e possibilidades interventivas. A segunda etapa se constituiu em pesquisa de campo onde foi entrevistada a família de uma ex-aluna, buscando conhecimentos acerca de como se deu o seu diagnóstico. Tendo em vista as atuais políticas inclusivas, é de extrema importância que o professor da educação básica esteja instrumentalizado teoricamente para auxiliar no diagnóstico de crianças que apresentem dificuldades, até porque em muitas situações a família tem dificuldade na aceitação da especificidade clínica apresentada pela criança e também precisa de acompanhamento especializado. Neste contexto, entende-se que a afasia possui especificidades que necessitam de conhecimento dos profissionais da educação, até para conseguir desenvolver estratégias de apoio para a criança.

  

Palavras-chave: Afasia de Broca. Ensino Regular. Professor.

 

¹Aluna do 8º Período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

²Professora e orientadora de TCC do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação – Faculdade Isepe. Graduada em Pedagogia, Mestre em Ciências Ambientais e Doutora em Ciências. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE

Ana Paula Padilha ¹

Orientadora: Prof.ª Mestre Eliane Fatima Bordin ²

 

  

Resumo

  

Trata-se de um estudo e reflexão sobre o desempenho escolar de crianças em condição de vulnerabilidade, questionando: como a vulnerabilidade social influencia na aprendizagem dos alunos e como identificar um caso de criança em vulnerabilidade? Para a investigação da pesquisa tem-se como objetivo geral: verificar como a vulnerabilidade social influencia na aprendizagem dos alunos e como identificar um caso de criança em vulnerabilidade; e como objetivos específicos identificar o desempenho escolar em crianças e adolescentes com vulnerabilidade e analisar a participação da escola, família e serviço social nesse processo. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfica, revisão da literatura por meio de livros, documentos e artigos da internet. Contou com a contribuição de vários autores, dos quais: Ortelina Sopesa (2000), Hernadez Marchesi (2004) Marlene Ferreira (2002) entre outros. O desempenho escolar pode ser considerado como um problema estrutural e acaba envolvendo várias condições dos alunos, como psicológica, sociais e físicas. O trabalho apresenta diagnóstico das possíveis causas, responsáveis pelo baixo desempenho escolar, e demonstra que não existe a possibilidade de responsabilizar somente a criança, a escola, o professor ou os familiares, mas que cada um, cada entidade, carrega uma parte de responsabilidade por esse jovem e/ou criança.

  

Palavras-chave: Vulnerabilidade. Escola. Família. Aprendizagem.

 

¹Ana Paula Padilha, aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba, Faculdade Isepe. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

² Eliane Fatima Bordin – Mestre em psicologia, pós-graduada em Sexologia e Psicopedagogia, graduada em Psicologia e Pedagogia E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA

Eduarda Camile Pinheiro de Souza¹

Orientadora: Mariana Carolina Teixeira²

 

  

Resumo

  

No início do século XX a sociedade passou a ter uma preocupação com o impacto das ações humanas sobre o ambiente. Foi nesse contexto que surgiu a Educação Ambiental, que busca conscientizar as pessoas para a importância da preservação do ambiente. O presente trabalho buscou através da pesquisa bibliográfica e pesquisa em campo, apresentar conhecimentos relevantes para a temática da Educação Ambiental escolar. Tem por objetivo analisar como a Educação Ambiental pode ser trabalhada e que práticas podem ser desenvolvidas em sala de aula a partir de relatos de professoras. O texto apresenta considerações acerca do histórico da Educação Ambiental, sua importância no ambiente escolar e o papel do professor no trabalho com a Educação Ambiental. Os relatos demonstraram uma diversidade de formas de compreender e praticar a Educação Ambiental. Em comum, todos destacaram atividades relacionadas à produção de alimentos, tendo como prática o cuidado da horta escolar e outros projetos específicos de plantio e colheita. De forma geral, as professoras participantes demonstraram compreender que a Educação Ambiental, enquanto conhecimento transversal e interdisciplinar, deve fazer parte de seu currículo em situações onde se permita ao estudante a reflexão sobre sua realidade, a compreensão de seu papel enquanto agente de mudanças e a contribuição para que se formem novos hábitos de consumo responsável e preocupação individual e coletiva com o meio ambiente, o que é extremamente necessário para a preservação ambiental e manutenção da vida no planeta.

  

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educador. Sustentabilidade. Meio ambiente. Escola.

 

¹Aluna do 8° Período de Pedagogia na Instituição de ensino Superior de Educação – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

²Professora e orientadora de TCC do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação – Faculdade Isepe. Graduada em Pedagogia, Mestre em Ciências Ambientais e Doutora em Ciências. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. r

 

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MÚSICA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE APOIO EM TEMPOS DE AULAS REMOTAS

Greyce Kelly Marssal Roehrs De Carvalho¹

Orientadora: Mariana Carolina Teixeira²

 

  

Resumo

  

A música é um elemento cuja presença na educação, embora já comprovadamente benéfica, ainda enfrenta dificuldades na prática. Na educação infantil, ela é reconhecidamente importante para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças, e figura entre os direitos de aprendizagens nos documentos que regem esta etapa da educação. É reconhecida também em diversos estudos a dificuldade em se trabalhar a música em sua forma mais abrangente, embora esteja frequentemente presente no dia a dia das salas de educação infantil. A pandemia e o estabelecimento do ensino remoto trouxeram muitos desafios aos educadores e a forma de se trabalhar com a música certamente também foi impactada. Esta pesquisa aborda o estudo da ‘Música infantil como ferramenta de apoio em tempos de aulas remotas’. Refere-se à utilização da música na educação infantil realizada de forma remota. Tem como objetivo geral investigar a contribuição da música infantil como ferramenta de apoio em tempos de aulas remotas para o desenvolvimento da criança da educação infantil. Especificamente, busca compreender como a música foi utilizada nas atividades remotas, as dificuldades percebidas pelos docentes e como percebem a utilização da música como ferramenta de apoio durante o ensino remoto.

  

Palavras-chave: Educação infantil. Música. Ensino remoto. Aulas remotas.

 

¹Graduanda do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituo Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

²Professora e orientadora de TCC do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação – Faculdade Isepe. Graduada em Pedagogia, Mestre em Ciências Ambientais e Doutora em Ciências. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM NOVO TEMPO EDUCACIONAL

 Isaura Lemos Corrêa do Nascimento¹

Orientadora: Josililian Alberton²

 

  

Resumo

  

O acesso à educação sem privilégio em ser subjugado por classes, foi um direito fundamental conquistado da maneira difícil ao olhar todo o contexto histórico da infância até esta ser considerada um sujeito de direitos. No entanto, ainda se apresentam desafios a serem vencidos para que o modelo atual de educação que tem a escolarização como principal objetivo, dê espaço para um novo tempo educacional fundamentado no valor humano, na aprendizagem com significado olhando esse sujeito na sua integralidade para então perceber a sua singularidade respeitando seu jeito de aprender. Sendo assim, o presente artigo discute a urgência desta exercer seu protagonismo no espaço escolar e seu sucesso na aprendizagem quando escola e família se unificam para o bem comum que é o desenvolvimento integral da criança por meio de uma educação mais humanizada e humanizadora. Ao final deste estudo foi possível responder e confirmar sobre os inúmeros desafios a serem superados no modelo de ensino atual para avançar no processo de construção de um novo tempo educacional, sendo a criança capaz de ser um agente ativo em seu processo de aprendizagem.

  

Palavras-chave: Criança. Direitos. Educação.

 

¹ Aluna do 8° período do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe.

² Professora Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal; Professora no Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe – E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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DIFICULDADES DE AUDIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM, DURANTE AS AULAS REMOTAS DO ENSINO SUPERIOR, EM TEMPOS DE PANDEMIA

MODALIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA

D' OLIVEIRA, Jandira Silva Orientador¹

FERREIRA, Rosilda Maria Borges²

 

  

Resumo

  

Trata-se de um estudo que segue a modalidade Relato de Experiência sobre a rotina no Ensino Superior e as dificuldades de audição para a aprendizagem, durante as aulas remotas, em tempos de pandemia. Destaca as causas da perda de audição e suas consequências, tipos de deficiência leve, moderada, severa e profunda. Tem como objetivo geral compreender como se processa a aprendizagem do aluno com dificuldade auditiva de profunda bilateral no ouvido esquerdo, durante as aulas remotas do ensino superior, em tempos de pandemia; apresentar em uma abordagem teórica as medidas preventivas e tratamentos para perda auditiva precoce; relatar a trajetória e as dificuldades auditivas da autora deste Artigo, tanto nos aspectos profissional quanto educacional e as experiências em sala de aula. Em relação ao material e métodos, apresenta uma pesquisa bibliográfica, com a leitura de autores e alguns estudiosos da área sobre causas, tipos de deficiência auditiva e seu grau, definição de deficiência auditiva, doenças que podem causar a surdez, com perda auditiva moderada e severa. Contou com uma entrevista da fonoaudióloga, que atende o município de Guaratuba Paraná, no hospital Maternidade, no qual relatou todos os procedimentos e prevenções para as crianças e adultos que apresentam dificuldades ou perdas de audição. Por fim, um relato de experiência da autora desse Artigo, em que relata toda a sua trajetória e as dificuldades auditivas, tanto nos aspectos profissional quanto educacional. De acordo com que foi estudado, verificou-se a importância de saber as causas que uma perda auditiva pode levar. Além disso, deve-se levar em conta que todas as deficiências auditivas, não são iguais, e que isso pode afetar muito o adulto tanto na parte acadêmica quanto no trabalho e na vida social.

  

Palavras-chave: Dificuldades de audição. Aulas remotas. Pandemia. Ensino Superior.

 

¹Graduanda do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba - Faculdade Isepe. E-mail:

² Professora e orientadora de TCC do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Faculdade Isepe. Graduação em Letras-Português e Pedagogia. Mestre e Especialista na área da Educação. Doutoranda em Educação (UTP). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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 EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O MÉTODO MONTESSORIANO COMO IMPORTANTE FERRAMENTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA.

GUILGEN, Lara Maciel ¹

MORO, Daniele Cristine Vera Marques ²

 

  

Resumo

  

O presente estudo tem como tema “Educação Inclusiva: O método Montessoriano como importante ferramenta na Educação Infantil Inclusiva”. Apresenta a compreensão de como o método Montessori pode ser uma ferramenta essencial para a educação inclusiva; a possibilidade de analisar o método Montessori nas escolas com inclusão, avaliar a possibilidade do método como uma importante ferramenta para a inclusão e compreender o método na questão do ensino aprendizagem na Educação Inclusiva. Assim, foi utilizada a proposta de caráter qualitativo e bibliográfica, onde pela análise de dados obtidos por entrevistas com algumas professoras, foi apresentado e descrito a importância do método para os alunos com inclusão. Por fim, foi constatado que o método é uma importante ferramenta para o ensino aprendizagem da Educação inclusiva na Educação Infantil.

  

Palavras-chave: Método Montessori. Educação Inclusiva. Educação Infantil. Professores.

 

 ¹ Aluna do 8º Período de Pedagogia na Instituição de Ensino Superior de Educação– Faculdade Isepe. 

² Formada em Psicologia pela Portifícia Universidade Católica do Paraná- PUC-PR.

 

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O MITO DA AVALIAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DE SUA DESMISTIFICAÇÃO NA ATUALIDADE EDUCACIONAL

ROCHA, Lidiane¹

ALBERTON, Josililian²

 

  

Resumo

  

O presente estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como tema O mito da avaliação e a importância de sua desmistificação na atualidade educacional. Com os conceitos e discussões de vários autores foi possível perceber como ainda na atualidade a avaliação é vista pelos alunos e principalmente o que isso provoca em termos de ensino e aprendizagem afetiva. Na sequência dos estudos percebe-se que realmente o que precisa ser levado em grande consideração é a responsabilidade que o professor precisa entender-se como mediador do processo de conhecimento e utilizar métodos dos quais auxilie o aluno não enxergar a avaliação como uma punição, já que para o educando é assim que ela é vista ainda na atualidade. Entende-se na realização e decorrer dos estudos que falta ao professor olhar de empatia que respeite a singularidade e o tempo do aluno, para só assim poder ser feita uma aprendizagem significativa dentro de uma educação mediada com maestria por um professor que realmente entenda da práxis pedagógica no século XXI.

  

Palavras-chave: Mito. Avaliação. Desmistificação. Atualidade. Educacional.

 

¹ Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

² Professora Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal; Professora no Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO NO ENSINO MÉDIO

SANTOS, Lorena Aparecida dos¹

ALBERTON, Josililian²

 

  

Resumo

  

As avaliações realizadas na escola são necessárias para o acompanhamento do processo educacional do aluno, principalmente na etapa final da educação básica que antecipa e oportuniza o ingresso a faculdades, porém muitas vezes são motivos de medo para muitos alunos, por estes não compreenderem ainda o intuito que a aplicação da mesma possui, devido a isso, esse artigo tem como objetivo entender a importância que a avaliação, realizada atualmente nas instituições que oferecem o Ensino Médio, possui para o desenvolvimento integral e efetivo do educando. Tratando-se de um estudo bibliográfico, de caráter qualitativo, onde pesquisadores de referência na área de avaliação foram utilizados como fonte para investigação. Ao fim foi possível responder ao problema e confirmar a hipótese do estudo, destacando como de fato são importantes os instrumentos avaliatórios para a educação, encontrando-se estes estabelecido por leis e juntamente com a etapa do Ensino Médio representando resultados significativos para a vida do educando, comprovando que seu propósito de modo algum é excluir e sim contribuir para a formação integral de cada indivíduo. Posto isso, conclui-se que a avaliação é importante e necessária, mas para sua eficiência e qualidade de resultados irá depender da desenvoltura da atuação do professor, se fazendo assim necessário não apenas que os alunos entendam a importância de serem avaliados, mas que os professores também compreendam a importância de avaliar.

  

Palavras-chave: Avaliação; Ensino Médio; Educação; Ensino de qualidade; Vida socialmente participativa.

 

¹ Aluna do 8° período do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe.

² Professora Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal; Professora no Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe – E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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A AFETIVIDADE E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

 LEITE, Lusmary Cristiny¹

ALBERTON, Josililian²

 

  

Resumo

  

O presente estudo tem como tema ‘a afetividade e seu impacto na aprendizagem escolar’, busca apresentar os impactos que o desafeto causa na vida de alunos e professores afetando todos os espaços onde os mesmos se encontram e o papel que o educador precisa ter dentro de um olhar diferenciado para cada aluno, conhecendo-o e compreendendo em todas as suas especificidades. Com base em estudos bibliográficos destaca como a aprendizagem escolar se apresenta quando há o afeto e quando não há. Este artigo tem o intuito de trazer à luz questionamentos para que professores/educadores busquem construir uma relação afetiva com o seu aluno em sala, tendo em vista o quanto esse relacionamento irá afetar sensivelmente e de maneira positiva a vida educacional e pessoal deste sujeito. Todos os dados discorridos neste artigo são resultado de uma pesquisa bibliográfica que possui como suporte teórico pensamentos e conceitos de grandes autores que defendem uma educação pelo afeto.

  

Palavras-chave: Afetividade; Impacto; Professor/aluno; Relacionamento.

 

¹ Aluna do 8° período do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe.

² Professora Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Fernando Pessoa, Portugal; Professora no Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe – E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

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EDUCAÇÃO INCLUSIVA – DESAFIOS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA, EM TEMPOS DE PANDEMIA, NO MUNICÍPIO DE GUARATUBA-PR

MELO, Marly dos Santos¹

FERREIRA, Rosilda Maria Borges²

 

  

Resumo

  

O objeto de estudo deste Artigo trata da Educação Inclusiva – desafios da escola e da família, em tempos de pandemia. Essa pesquisa torna-se relevante para a compreendermos como os pais de crianças especiais lidam com seus filhos em relação a essa nova situação, em que não há acesso presencial à escola, bem como a mudança de rotina. Ressalta a importância da escola e da família unidas, principalmente nesse novo cenário. Porém não são todos os alunos que têm acesso às plataformas sugeridas, assim como nem todos os professores têm a habilidade com as novas tecnologias. Tem como objetivo principal investigar quais os métodos e recursos estão sendo utilizados pela escola para o ensino aprendizado de crianças que possuem NEE (Necessidades Educacionais Especiais), no período de pandemia. E como objetivos específicos: compreender a importância da presença do aluno com deficiência nas atividades escolares; analisar as atividades que a Escola e os pais utilizam na educação inclusiva para se adequar ao momento em que os alunos estão em casa e descrever os tipos de atividades que estão sendo utilizadas pela escola e enviadas aos alunos. Como metodologia utilizou a entrevista com 4 professoras de uma instituição de Ensino Básico no Município de Guaratuba-PR em que elas relatam a dificuldade do acesso e de comunicação com os pais, a ausência da família na escola, e o acesso às novas tecnologias para ambos. O resultado da pesquisa demonstra que todos os recursos foram utilizados pela escola e pelos professores, com algumas dificuldades, por conta do próprio cenário atual e suas consequências.

  

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Alunos com deficiência; Ensino e aprendizagem; Família.

 

¹ Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

² Professora e Orientadora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba, Faculdade Isepe. Graduação em Letras-Português, Pedagogia. Mestre e Especialista. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

 SCHMITT, Milena Cristina¹

SILVA, Ana Carolina Castelli da²

 

  

Resumo

  

Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da música no processo de ensino aprendizagem das crianças. A musicalização é um instrumento que auxilia as crianças em seu desenvolvimento e promove a aquisição de conhecimentos por meio da música. É também um potencial facilitador do processo de ensino aprendizagem, caracterizando-se como uma linguagem muito importante, pois por meio da música é possível expressar sentimentos e ideias. A relação da criança com a música torna não somente as aulas mais atraentes e estimulantes como desperta a criatividade e a imaginação. O presente trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, em livros e artigos científicos. O tema partiu de uma vivência no estágio supervisionado da autora, e da evidencia que a musicalização tem atualmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir dos autores estudados percebeu-se que a música é um recurso extremamente amplo, previsto na BNCC como elemento de fruição da expressão sonoro-musical, que auxilia a criança no desenvolvimento de seu senso crítico e estético e deve ser explorada pelo professor em suas potencialidades pedagógicas. É possível compreender após a pesquisa que as atividades com música devem ser prazerosas para a criança, e a partir da alegria que foi despertada, portas e janelas se abrem para oportunidades pedagógicas.

  

Palavras-chave: Crianças. Música. Aprendizagem.

 

¹ Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. 

² Professora e Orientadora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba, Faculdade Isepe.

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TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA FERRAMENTA VITAL NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

PEREIRA, Myllena¹

TEIXEIRA, Mariana Carolina²

 

  

Resumo

  

A criança em fase escolar, a família e a escola durante a pandemia precisaram estabelecer um meio de comunicação, e a tecnologia possibilitou esse contato. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como aconteceu essa comunicação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em conjunto com uma pesquisa de campo que abordou pais, responsáveis e professores em três escolas municipais em Guaratuba-PR. Foi possível conhecer como professores e famílias vivenciaram esse momento e conhecer um pouco da maneira como se deu o ensino durante a pandemia. Os resultados obtidos demonstraram que as tecnologias foram essenciais para o ensino, que exigiu uma parceria entre escola e famílias. Foi necessário que os docentes desenvolvessem mais habilidades para usar as ferramentas tecnológicas ao mesmo tempo em que pais e familiares tiveram que assumir um papel mais ativo na educação. Entre as dificuldades encontradas está a falta de acesso às tecnologias, que não é garantido a todos pelas escolas. Além dos avanços necessários nesses sentidos, de capacitação e democratização do acesso, estão também as questões do uso seguro da internet. A escola e as famílias já percebem a importância dessa orientação às crianças, mas esse tema ainda precisa ser mais difundido e inserido nas práticas escolares.

  

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Ensino.

 

¹ Aluna do 8º Período de Pedagogia na Instituição de Ensino Superior de Educação – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 2Professora e orientadora de TCC do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de ² Educação – Faculdade Isepe. Graduada em Pedagogia, Mestre em Ciências Ambientais e Doutora em Ciências. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES NO PARANÁ

SILVA, Priscila Silveira da¹

SILVA, Ana Carolina Castelli da²

 

  

Resumo

  

O presente estudo tem como tema as ‘reflexões sobre o impacto da pandemia na educação de adolescentes no Paraná’. O artigo inicia-se trazendo uma discussão sobre os métodos e tecnologias utilizadas durante a pandemia para promover o acesso à educação. Posteriormente é realizada uma análise das catarcetristicas do ensino remoto e da inserção das plataformas digitais no estado do Paraná. Um ponto abordado no artigo e de extrema relevância para o estudo trata-se da evasão escolar. O tema é recorrente na discussão sobre a educação de adolescentes, mas no contexto da pandemia se agravou ainda mais. Foi abordado as principais dificuldades encontradas pela escola, professores, alunos e família em relação ao ensino durante a pandemia. O estudo foi resultado de uma pesquisa bibliográfica que contou com o suporte teórico, conceitos e discussões dos autores em relação aos temas destacados, dados relevantes de como foram os impactos que a pandemia provocou. Ficou evidente como os desafios foram muitos e as desigualdades sociais ficaram ainda mais acentuadas. Os objetivos do estudo foram identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos para estudar na pandemia; descrever o os principais motivos de evasão; pesquisar dados relevantes sobre a educação em época de pandemia do Covid-19 e por fim apresentar medidas propostas pelo Estado, para garantir a formação dos alunos da pandemia.

  

Palavras-chave: Pandemia; Ensino médio; Ensino remoto; Evasão escolar.

 

¹ Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba- Faculdade Isepe E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

² Professora e Orientadora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba - Faculdade Isepe. Pedagoga, especialista em Tecnologias Educacionais e Mestre em Educação pela PUCPR. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DURANTE A PANDEMIA NA ÁREA HOSPITALAR

KURTZ, Vanolli, Rhaiana Patricia¹

CASTELLI, Silva, Ana Carolina Castelli²

 

  

Resumo

  

O presente estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem como base o suporte teórico dos autores que levantaram pesquisas, conceitos e discussões a respeito do tema aqui proposto. A importância das estratégias pedagógicas na área hospitalar com ênfase no atual cenário mundial –pandemia do COVID-19- como tema proposto, teve como objetivo apresentar os aspectos históricos da Pedagogia Hospitalar, que surgiu para crianças e adolescentes considerados na época “inadaptadas”, posteriormente a preocupação em oportunizar desenvolvimento independente de suas condições, ambiente, cultura. Assim, este artigo busca também, refletir sobre a necessária Formação de Professores, os requisitos básicos para a função. Outro aspecto importante é a atuação apropriada deste profissional no ambiente hospitalar. Sobretudo, a importância das atividades lúdicas como estratégias pedagógicas, com o objetivo de facilitar o processo de internação de crianças e adolescentes hospitalizados. Por meio da análise dos dados coletados através de uma pesquisa de campo, este artigo evidencia os desafios que a Pandemia trouxe aos profissionais desta área, exigindo adaptação e redobrado cuidado necessário para viabilizar este trabalho de forma segura e eficaz.

  

Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar. Educação. Pandemia.

 

¹ Aluna do 8° período de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

² Professora e Orientadora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba, Faculdade Isepe. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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AS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS E OS DESAFIOS DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR DA ATUALIDADE

SILVA, Silmara Marilia dos Anjos¹

CASTELLI, Silva, Ana Carolina Castelli²

 

  

Resumo

  

A presente pesquisa tem como tema “as atribuições específicas e os desafios do orientador educacional no contexto escolar da atualidade”. Apresenta como objetivo geral as funções do Orientador Educacional, descreve a trajetória evolutiva desta profissão atualmente e os desafios que o gestor enfrenta no contexto escolar juntamente com os alunos, famílias e equipe pedagógica. Como objetivos específicos buscou-se identificar suas atribuições neste cenário. Historicamente, a orientação educacional tem sido uma das funções exercidas pelo profissional da educação denominado Pedagogo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica buscando relatar quanto o orientador educacional é importante e ocupa funções relevantes e fundamentais que contribuem para o desenvolvimento e crescimento no processo escolar, abordando o relacionamento entre os alunos, professores, família e escola e enfatizando o seu papel como colaborador para o processo ensino aprendizagem. O orientador educacional eficiente desempenha seu papel com excelência, assim foi proposto nesta pesquisa ressaltar as diversas atribuições deste profissional e suas qualificações.

  

Palavras-chave: Orientador Educacional. Funções. Trajetória. Desafios.

 

¹ Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba- Faculdade Isepe E-mail: pra.silmaramaríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

² Professora e Orientadora do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba - Faculdade Isepe. Pedagoga, especialista em Tecnologias Educacionais e Mestre em Educação pela PUCPR. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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