A ISEPE NÃO PARA: Espaços adaptados oferecem acesso às novas plataformas

Em 28 de abril comemoramos o Dia da Educação. Uma data bastante significativa para nós que acreditamos na educação como uma ferramenta fundamental para o progresso e promoção de novas realidades. Nos últimos meses passamos por mudanças em nossa estrutura para que a construção do conhecimento permaneça acontecendo. Duas dessas ações surgem para possibilitar um acesso amplo e plural às aulas ministradas pelos professores, de maneira virtual, durante o período de isolamento social. Confira.

Ampliando nossas ações para continuidade dos projetos pedagógicos, por meio de aulas virtualizadas, a Faculdade ISEPE adequou duas salas de aulas para otimizar o trabalho de seus professores. Os espaços ficarão disponíveis — mediante agendamento prévio — para a realização de videoaulas, pelas plataformas oferecidas pelo serviço Google For Education, uma parceria da Instituição com a empresa Google. Com a estrutura apropriada, educadores podem realizar novas abordagens e prosseguir com as aulas programadas.

Da mesma maneira, como medida de inclusão, a Faculdade disponibilizará o acesso a computadores das IES para que os estudantes acessem aos conteúdos apresentados pelos professores. Para cumprir com as medidas de enfrentamento da Covid-19, o espaço oferece capacidade para receber até dez acadêmicos por vez. Assim, a utilização dos computadores precisa ser agendada antecipadamente, para que se evite imprevistos e aglomerações.

O acesso aos equipamentos está disponível no período entre às 16h e 20h40, nas segundas e quartas-feiras, e das 13h às 18h nos demais dias da semana (terças, quintas e sextas-feiras). O agendamento pode ser feito pelo telefone 3442-8500, com a colaboradora Rosângela. “Como sabemos que existem professores e alunos que não dispõem de equipamentos suficientes para esse fim, a Instituição está possibilitando, tanto para os alunos quanto para os professores, a utilização dos computadores em horários determinados e com agendamento. O agendamento para utilização dos computadores e também das salas é importante para que a Instituição possa atender a todas as determinações dos órgãos públicos durante esse período de contenção da Covid-19. De modo especial, para que não ocorra aglomeração de pessoas aqui na Instituição", comenta o diretor Luiz Michaliszyn.

Segundo Michaliszyn, as medidas são importantes para garantir a qualidade das aulas ministradas, como também assegurar o acesso de toda comunidade acadêmica aos materiais disponibilizados pelos docentes. “Nesse período, a Instituição precisou passar por uma série de adaptações, incluindo o uso mais intensivo de novas ferramentas tecnológicas, além de recursos de áudio e vídeo para realização das aulas e trabalhos, que antes aconteciam de forma presencial. Isso tem exigido dos alunos e professores um esforço para aprender a utilizar os novos recursos. Tudo isso para tornar possível a continuidade do aprendizado com a mesma eficiência e características do ensino presencial. Como exemplo, podemos citar as aulas que hoje estão sendo transmitidas em tempo real. Isso acontece em um ambiente virtual de aprendizagem, mas as ações são em tempo real. Isso é fantástico e supre perfeitamente as aulas presenciais”, avalia.

Ouça nosso podcast