Enem 2020: inscrições se encerram nesta sexta (22), confira datas e novidades

Nesta sexta-feira (22) finaliza o prazo para inscrições do Enem 2020. A prova segue com suas datas mantidas, apesar da crescente comoção em busca do adiamento da realização, por conta da suspensão das aulas presenciais, causada pela pandemia do novo coronavírus. Uma das medidas adotadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ao lado do Ministério da Educação, é a expansão gratuidade da taxa de inscrição para todos os inscritos que fazem parte dos perfis enquadrados nos editais publicados pelo Inep, independentemente da solicitação ter sido feita. Em edital publicado no Diário Oficial da União, o Inep informa quem terá direito ao benefício.

O órgão, responsável pela realização do Enem, afirmou que o cronograma “não é imutável” mas, até então, segue sem mudanças. É importante, portanto, estar atento ao calendário das provas e se preparar. O cronograma completo está disponível no portal do Enem. Abaixo, você confere as principais datas da prova.

• Nesta quinta, dia 28 de maio, é o prazo final para o pagamento da taxa de inscrição.

• Em outubro, com data a definir, começam a serem divulgados os cartões de confirmação de inscrição, que informam os locais de prova.

• Já em novembro, no dia 1º e dia 8, a prova impressa é realizada. Três dias depois, no dia 11, os gabaritos são publicados.

• O Enem digital, por sua vez, será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro, com os gabaritos sendo divulgados no dia 2 de dezembro de 2020.

• Os resultados individuais estão previstos para janeiro de 2021, com data a definir.

O Enem

Uma das principais portas de entrada de estudantes para o Ensino Superior, o Enem ficou conhecido como o maior vestibular do país. De fato, há mais de 20 anos, a prova viabiliza o acesso de milhares de novos estudantes a instituições de ensino públicas e privadas, por meio de bolsas de estudo. Mas sua importância é ainda maior. Criado para ser um instrumento de avaliação da qualidade educacional do país, o Enem apresenta um diagnóstico da educação no Brasil. Seus resultados são fundamentais para a implementação de medidas governamentais que visam melhorar o ensino e o aprendizado em território nacional.

A prova

A prova é dividida em quatro grandes áreas de conhecimento: Ciências humanas, Ciências da natureza, Linguagens, Matemática. Com 180 questões, divididas em dois dias de provas, e uma redação, o Enem propõe questões que unem a temas do cotidiano e da atualidade com os conhecimentos dessas áreas, a prova busca avaliar não apenas as informações do participante, como seu raciocínio e cognição. Aspectos significativos para examinar a qualidade e efetividade da educação brasileira.

Novidade

Para 2020, o Enem uma versão digital. Realizada nos dias 22 e 29 de novembro, para mais de 100 mil estudantes de todo o Brasil, a prova é semelhante à versão impressa, contendo 180 questões e uma redação. Mas, diferentemente do que muitos acreditam, a prova não é feita em casa e sim em locais específicos, com computadores disponibilizados por esses espaços. Como medida de segurança, os computadores não terão acesso à internet e a redação continua sendo escrita à mão, como na prova impressa. O Ministério da Educação já sinalizou que pretende implementar o modelo digital para todos os participantes até 2026.