Novos cursos para a quarentena

Confira cursos online e gratuitos para aprimorar conhecimentos e habilidades

Sabemos da importância da educação continuada, da especialização e de uma constante atualização dos conhecimentos para novas áreas, métodos e plataformas. Por isso, separamos uma nova lista de cursos online e completamente gratuitos, para adquirir novos conhecimentos, tornar seu currículo mais atraente e ampliar suas perspectivas de atuação.

USP

Uma das maiores universidades do país, abre as portas de seu conhecimento para acolher aqueles que estão em buscas de novas perspectivas, culturas e educação. A USP oferece gratuitamente uma infinidade de conteúdos por meio de seu canal de vídeos no YouTube e também pelo seu portal de vídeo-aulas: o e-Aulas DA USP. No YouTube, a universidade compartilha de mais de 30 disciplinas de graduação e pós-graduação para que qualquer pessoa possa construir conhecimentos nas áreas mais diversas, como Antropologia, Cálculo e História do Brasil. Além disso, o canal disponibiliza discussões sobre a pandemia, entre outros debates muito relevantes. Já na plataforma de videoaulas, mais de 1400 horas de lições nas áreas de exatas, humanas e biológicas tem acesso livre para todos. Para se ter uma ideia: em uma rápida pesquisa é possível encontrar discussões sobre a crítica de arte no Brasil do século XIXI, conteúdos voltados à preparação para vestibulares e lições sobre microbiologia. Vale a pena investir um tempo em pesquisar novas possibilidades que surgem com tantos conteúdos à disposição.

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas também oferece opções de cursos gratuitos e online em sua plataforma virtual. Para você interessado em ampliar os conhecimentos em áreas como programação, educação e história da África, a plataforma oferece orientações diversas e que atendem aos diferentes interesses da população. Desde assuntos aprofundados com temáticas específicas, até cursos versáteis e que somam efetivamente às nossas práticas mais cotidianas. Um exemplo disso é o curso “7 lições para a produção de textos”, que apresenta estruturas textuais que vão transformar sua percepção sobre como escrever e também sua perspectiva sobre o trabalho de outros autores. Outra ótima opção oferecida pela plataforma é o curso voltado à produção de vídeos educacionais para Web. Com dicas e conceitos que facilitarão esse processo multimídia, é possível produzir sua própria videoaula em casa. Visite o site para conhecer os cursos.

Senac

Para quem está em busca de desenvolver novas habilidades para potencializar um olhar empreendedor, o Senac oferece cursos livres com o intuito de desenvolver essas aptidões. Ferramentas para liderança, inclusão, gestão de tempo e redação corporativa, são algumas das capacitações que a instituição oferece em seu catálogo. Além dos cursos livres, o Senac montou parcerias com algumas das empresas mais importantes do mundo em suas especialidades, para disponibilizar formações em tecnologia. Por exemplo, ao lado da Microsoft, cursos sobre criação de aplicativos, proteção de dados em nuvem e introdução à linguagens de programação. Estes cursos, em parceria, podem ter datas para matrícula, então é bom ficar atento. Confira a lista completa no site do Senac.

Google

Para quem já atua ou pensa em atuar no mercado online, o Google oferece um curso de marketing digital, que apresenta os principais conceitos da área para que você possa otimizar a comunicação de sua marca com o público que pretende alcançar. Além disso, o curso conta com certificação, que pode te ajudar na hora de buscar um emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Clique aqui para conferir.

UFRJ

Completando 100 anos em 2020, a Universidade Federal do Rio de Janeiro comemora o centenário contribuindo com a quarentena de todos nós. Para os fãs da leitura a editora da universidade disponibilizou 15 títulos de seu catálogo para download gratuito. Títulos técnicos e teóricos que podem agregar à formação de muitos. O acervo deve crescer em breve, trazendo novos autores que fazem parte da história da editora.

Endeavor

Uma das frentes de atuação da ISEPE é o empreendedorismo e buscamos valorizar as iniciativas que se desenvolvem ao nosso redor. Nosso grupo de inovação vem traçando interessantes iniciativas. Enquanto as reuniões pessoais ainda permanecem em stand-by, a Endeavor disponibilizou gratuitamente em sua plataforma online, um curso de planejamento estratégico para impulsionar os primeiros passos dos empreendedores de plantão. O curso apresenta metodologias, estratégias e análises importantes para quem busca abrir e potencializar o próprio negócio.

Podcast ISEPE

Em nosso podcast, você pode conferir nossas indicações de cursos livres e plataformas online para atualizar conhecimentos e garantir novas habilidades. Ouça.

Fontes e referências:

19 cursos online grátis para melhorar o currículo e ganhar mais dinheiro (UOL): https://bit.ly/3dWymhQ

Senac libera 100 cursos grátis e também em parceria com Microsoft e Cisco (Você S/A): https://bit.ly/36hDJW5

15 universidades brasileiras com cursos online gratuitos para estudar em casa (Quero Bolsa): https://bit.ly/2AKxZbL