Comitê prevê possíveis cenários de retomada

Na tarde desta terça-feira (23), a equipe de coordenadores pedagógicos, junto aos setores financeiro e de comunicação, se reuniu para o desenvolvimento de possíveis cenários para retorno às aulas na instituição. O exercício faz parte do plano de retomada gradual das atividades presenciais. A partir da elaboração desses panoramas, é possível organizar de maneira mais precisa as demandas e recursos necessários para um retorno seguro e eficiente.

Três possíveis cenários foram propostos. Em uma das situações, a faculdade receberia 40% de seus alunos — cerca de 200 pessoas —, para aulas em quatro noites (de segunda a quinta-feira), priorizando turmas dos 2º e 8º períodos. Estes seriam os primeiros a retornarem, considerando a importância da integração e adaptação de novos acadêmicos e as atividades práticas que compõem a matriz curricular do último semestre de cursos como Pedagogia (ENAD) e Direito (Práticas Jurídicas).

Optou-se, porém, por uma projeção que possibilitasse maior espaçamento da frequência dos alunos. Uma medida importante para preservar a saúde da comunidade acadêmica, visto que os primeiros sintomas da Covid-19 se manifestam entre o 5º ao 7º dia de contaminação, conforme estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública John HopkinsDessa maneira, uma das propostas desenvolvidas pelo grupo demonstrou uma via satisfatória às necessidades da instituição.

Neste cenário, as turmas prioritárias retornariam às aulas em semanas alternadas. A partir das autorizações dos órgãos competentes, acadêmicos dos cursos de Gestão e Pedagogia teriam aulas presenciais em uma semana, enquanto alunos de Direito compareceriam na semana seguinte. Assim, os horários são preservados e as aulas virtuais permanecem como alternativas para as semanas em que as turmas não terão encontros presenciais.

Em todas os cenários, o retorno gradual é proposto. Isto é, ao longo do semestre, a capacidade se ampliaria até que fosse possível retornar integralmente às aulas presenciais. Para alunos que fazem parte de grupos de riscos ou que não se sintam confortáveis em retornar nesta primeira fase, mais medidas estão sendo pensadas para serem contemplados em integração às turmas.

Contudo, essa retomada só será possível mediante autorizações dos órgãos responsáveis. Com a elaboração de medidas sanitárias adequadas, análise de possíveis cenários de retomada e adaptação das instalações, a Faculdade ISEPE se aproxima da capacitação plena para um retorno seguro e adequado. "Quando for possível, estaremos preparados e prontos para retornar", assegura Luiz Michaliszyn, diretor da instituição.