Aula de Ecopedagogia reflete sobre perspectivas de um consumo sustentável

Aula de Ecopedagogia reflete sobre perspectivas de um consumo sustentável

Na semana passada, as turmas do 8º e 4º período de Pedagogia participou de uma aula diferente. As aulas virtualizadas não impediram que as atividades de Ecopedagogia resultassem em uma troca de conhecimentos e experiências sobre a produção e o manejo de resíduos. Frente a um assunto tão relevante e atual, a aula também contou com a participação de alunas do 2º período.

 

Para a ocasião, a classe recebeu duas convidadas para falarem sobre o tema: Carolina Pera, Mestre em Ciências Ambientais, ativista ambiental e criadora da marca Eco Lógica Abs, que produz absorventes livres de plástico; e Thamis Meuer, Doutora em Ciências, ativista ambiental e criadora do site Alternativa Sustentável.

 

Ambas atuando em propostas que buscam promover um consumo consciente e responsável, as convidadas comentaram a importância da disseminação de informação e da sensibilização quanto às questões ambientais, como também o impacto de nosso cotidiano para a transformação de uma realidade sustentável.

 

Dentre as diferentes práticas possíveis para contribuir com a preservação dos ecossistemas, uma das mais significativas é a redução do consumo de plástico em nosso cotidiano. De acordo com a ONG WWF, o Brasil é o 4º país que mais produz lixo plástico em todo o mundo. Essa preocupação com o material é latente devido a diversas dificuldades em seu descarte que, em muitas vezes, encontra destino nos oceanos, gerando poluição e contribuindo com a degradação da vida marinha.

 

Em atitudes práticas e individuais, esse ciclo pode começar a ser revertido, de dentro para fora. Tanto Pera quanto Meuer são produtoras de artigos sustentáveis e destacam que o apoio a produtores artesanais e locais contribui para a renovação de um pensamento sustentável. Além disso, muitos desses produtos substituem a utilização de objetos descartáveis, dando lugar a produtos reutilizáveis, duráveis e menos poluidores.

 

Para conhecer mais do trabalho das convidadas, siga as páginas nas redes sociais:

Alternativa Sustentável: @alternativa_sustentavel

Eco Lógica Abs: @eco.logica.abs

CURTA E ACOMPANHE