22 de setembro, Dia do Contador

Foto de Startup Stock Photos no Pexels

22 de setembro, Dia do Contador

Um interessante exercício para compreendermos a relevância e o papel das profissões para nossa sociedade é imaginar como seria nossa vida sem o impacto de suas atividades para toda a dinâmica que se desenvolve nas diferentes esferas de nosso cotidiano. Quando aplicamos esta provocação às Ciências Contábeis, podemos compreender a importância estrutural que a profissão têm para toda a economia e seus desdobramentos para toda a comunidade.

A data, 22 de setembro, foi escolhida em razão do registro histórico da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais. Mas o Dia do Contador, comemorado hoje, além de relembrar um importante acontecimento, enfatiza a valorização e relevância desse profissional para a sociedade.

Fundamentais para a dinâmica empresarial, para a gestão pública e sempre à disposição para contribuir com as diferentes situações que o dia a dia apresenta, o contador auxilia, por meio da análise e informações, no planejamento de ações para alcançar determinado objetivo. Sua atuação é muito importante para o pleno crescimento de empresas e, consequentemente, o desenvolvimento econômico do país.

Em um momento de significativas transformações no perfil profissional dos contadores, é preciso inovar para empregar tecnologias como uma útil ferramenta para uma atuação ainda mais efetiva e diferenciada. Com iniciativa e organização, o novo contador une conhecimentos teóricos às novas tecnologias para que expandir possibilidades e superar os desafios de uma nova estação. A todos os contadores, a nossa homenagem pela importante contribuição para o avanço de nossa sociedade.