Mostra de Direitos Humanos convida comunidade à reflexão

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a Faculdade ISEPE promove a 3ª edição da Mostra de Direitos Humanos. A iniciativa faz parte do projeto institucional da IES e propõe apresentações que promovam um olhar crítico a respeito dos direitos inerentes à vida humana. O encontro acontece a partir das 19h, de modo virtual, e é voltado a toda a comunidade acadêmica. Mediante preenchimento de formulário disponibilizado durante o evento, a participação garante cinco horas complementares para cada dia, totalizando 15 horas complementares em eventos de extensão.

Cada vez mais em pauta, os direitos humanos são alvo de diferentes opiniões que, por vezes, não correspondem à realidade. Como forma de apresentar perspectivas múltiplas e fundamentadas sobre o tema, como a tolerância religiosa e o direito das mulheres, a Instituição recebe três convidadas para palestras que acontecem ao longo dos dias de evento.

Na primeira noite, a faculdade recebe Aline Soares Lopes com a palestra “O ‘Direito a ter Direitos’ e a cidadania de Hannah Arendt”. Graduada em Direito pela UEPG, Mestre em Direitos humanos e políticas públicas pela PUCPR, e atualmente doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas na UEPG. Um dos principais nomes a pensar as relações e condições humanas. Sua obra é reconhecida mundialmente pela importância de seus estudos para compreender dinâmicas sociais que marcaram a humanidade de diferentes maneiras.

Dando continuidade à programação da Mostra de Direitos Humana, Juliana Akel (Mãe Juba de Iemanjá) propõe uma reflexão a respeito da liberdade de crença em território nacional. Há treze anos atuando na Umbanda, Mãe Juba desenvolve um trabalho de desmistificação da religião, ministrando aulas para estudantes, universitários e professores de ensino religioso.

Fechando a série de palestras da terceira edição do evento, Ana Carolina Eliane dos Santos Guedes é nossa convidada para falar sobre a atuação dos direitos humanos para a independência da mulher, com a palestra “Uma perspectiva decolonial sobre os direitos humanos das mulheres”. Guedes é doutoranda em Ciência Jurídica, pela Univali, em Itajaí, e atua como advogada e professora de Direito Penal, na FAE/Pr.

Com a máxima “Direito a ter Direitos”, de Arendt, conduzindo os debates dessa edição, a conferência convida a comunidade para pensar as dinâmicas sociais a partir de diferentes olhares. Não perca!