Veja como foi a III Semana Intercursos

Foto de fauxels no Pexels

Veja como foi a III Semana Intercursos

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Faculdade ISEPE realizou a primeira edição da Semana Intercursos em ambiente virtual. Em razão das medidas de prevenção à Covid-19, o tradicional evento da faculdade ganhou as redes e possibilitou que comunidade acadêmica, como também comunidade externa, participassem de forma remota da programação, que contou com mais de 20 atividades, entre webinars e oficinas virtuais.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de perspectivas multidisciplinares e apresentar diferentes campos do conhecimento, os participantes puderam assistir a palestras e interagirem em workshops sobre diferentes áreas, como o empreendedorismo, a inovação, a sociedade e tecnologia.

As inscrições para o evento foram disponibilizadas no site da Instituição, por meio de formulário, e registraram 200 inscrições. A partir das informações preenchidas, os mediadores das salas virtuais puderam verificar e permitir o acesso dos inscritos às atividades, dando mais segurança aos ambientes virtuais e atendendo aos interessados de cada temática.

Nos dois dias de evento, webinars também foram transmitidos ao vivo pela página da Faculdade, no Facebook. Na primeira noite, a palestra “Indústria 4.0: Tecnologia e tendências”, ministrada pelo professor Luiz Felipe Simioni Ditzel, apresentou importantes considerações sobre um novo momento para o processo produtivo a partir dos avanços tecnológicos, acumulando elogios nos comentários da transmissão.

Com o tema “Direito e sociedade”, o Dr. Ricardo José Lopes, Juiz de Direito titular da 2ª Vara Judicial de Matinhos, trouxe para o evento uma interessante análise sobre o Direito e suas complexas e dinâmicas relações ao longo da história. Ao todo, as lives totalizaram mais de 700 pessoas alcançadas.

Para a coordenadora pedagógica Rosane Fernandes, o evento foi marcado pela inovação, proporcionando novas perspectivas para eventos futuros: “Esse formato possibilita que outras experiências sejam possíveis”, afirma. Como prova dessas possibilidades, ela aponta atividades que só foram possíveis devido à virtualização do evento. “Tivemos uma oficina de Pernambuco. O encurtamento das distâncias, promovido pelas tecnologias, possibilita ter conhecimento de outras realidades que, talvez, no formato presencial não seria possível e esse é um ponto muito positivo.”

Surpreendentemente, a interação melhorou com a implantação das plataformas virtuais. “Nesta III edição da Semana Intercursos, talvez pelo formato virtual, foi quando tivemos maior participação dos alunos e comunidade nas palestras e oficinas. Os mediadores criaram essa articulação participativa entre o pessoal, que estava assistindo virtualmente, e o convidado”, avalia Fernandes.

A opinião é compartilhada por Thiago Marques, acadêmico do curso de Pedagogia. De acordo com ele, a iniciativa proporcionou novas percepções sobre os temas abordados nas palestras que participou: “Foi uma relação de total respeito, com muita participação da comunidade, situação essa que agregou 100% no conteúdo e desenvolvimento das palestras”, comenta. De acordo com ele, “a Semana Intercursos 2020 teve um ar de futuro pois, nos últimos meses, a Faculdade tem superado desafios em meio a Pandemia e, mesmo assim, consegue manter um trabalho excelente na mediação entre Instituição e alunos”.

Para que esse resultado fosse possível, nosso departamento técnico se preparou e desenvolveu uma estratégia de ação junto a toda organização. Dessa maneira, o evento pôde ser realizado com segurança e eficiência ao longo de sua programação. De acordo com Afonso Moro, responsável pelo setor, um dos maiores desafios do evento estava na administração de tantas salas virtuais ao mesmo tempo. Como forma de solucionar o impasse, a equipe contou com o engajamento dos mediadores. “Decidimos que os mediadores fariam os link das salas e liberariam quem entrasse com o nome na inscrição”, explica.

Inovando diante de uma nova realidade e aperfeiçoando habilidades a cada novo evento, pudemos proporcionar um espaço de troca e construção do conhecimento na terceira edição da Semana Intercursos. O reconhecimento, por parte da comunidade envolvida, nos serve de inspiração e contribui para nossos próximos passos. “Os comentários ainda estão chegando e são bem positivos”, comenta Fernandes, entusiasmada. “Só tenho a agradecer por mais um desafio vencido e parabenizar à Faculdade por sempre oferecer o melhor para nós, alunos”, finaliza Marques.