Veja como foi o webinar “Política Internacional – Discussões sobre o conflito Nagorno-Karabakh”

Foto de Judit Peter no Pexels

Veja como foi o webinar “Política Internacional – Discussões sobre o conflito Nagorno-Karabakh”

Na última quinta-feira (29/10), a Faculdade ISEPE promoveu, em sua página no Facebook, a palestra virtual “Política Internacional – Discussões sobre o conflito Nagorno-Karabakh”. O evento teve como objetivo principal apresentar aos acadêmicos e comunidade externa o histórico e os desdobramentos de um confronto entre dois países, além da atuação internacional em busca de uma resposta para a situação.

 

O Embaixador do Azerbaijão no Brasil, Dr. Elkahn Polukhov, esteve presente no webinar e pôde compartilhar algumas considerações acerca da atual situação envolvendo o país e a vizinha Armênia, que disputam a região de Nagorno-Karabakh. Sua apresentação contou com tradução simultânea de Renan Rodrigues Antunes, graduado em Direito, especialista em Direito Internacional e pesquisador, na área de conflitos internacionais.

 

Além dos dois, o professor João Xavier, mestre em Ciência Política pela UFPR, também contribuiu com observações e respostas a dúvidas da comunidade. Ele é especialista no tema, com pesquisa desenvolvida na Academia Diplomática do Azerbaijão.

 

Tema delicado e bastante complexo, Polukhov apresentou o contexto regional do Azerbaijão para introduzir as ações que culminaram no atual panorama geopolítico, como também as estatísticas e consequências do confronto ao longo de sua história.

 

Para o coordenador do curso de Direito, Luciano Raiter, o encontro foi bastante produtivo para uma observação dos impactos globais que tensões como a de Nagorno-Karabakh provocam. Também um ponto de importante atenção para a discussão: “Não imaginamos que um conflito entre Armênia e Azerbaijão acaba tendo reflexos, no Brasil, de forma muito direta”, comenta.

 

Respondendo a perguntas enviadas por acadêmicos, e mediadas pela professora Letícia Lopes, os convidados puderam expôr diferentes perspectivas sobre o conflito que, hoje, ganha cada vez mais importância em uma dimensão global. Neste aspecto, é possível acompanhar, nos desdobramentos do conflito, o papel fundamental das instituições internacionais.

 

Como exemplo dessa mediação, o Embaixador apresentou a atuação do Grupo de Minsque (Minsk) e as Resoluções do Conselho de Segurança da ONU e que procuram estabelecer resoluções para a conjuntura. O professor João Xavier, por sua vez, aponta para a ação da comunidade internacional como uma peça importante para uma busca pela resolução pacífica e harmoniosa.

 

Diante da complexidade e tendência de polarização do tema, o evento buscou apresentar as dinâmicas do direito internacional a partir de um contexto concreto e atual. Dessa maneira, mais pessoas têm a oportunidade de conhecer sobre o panorama da região, como também entrar em contato com uma outra dimensão da realidade jurídica.

 

“A intenção é que as pessoas não necessariamente tomem um lado de defesa. Mas que se inspirem nas questões internacionais para entender melhor como se resolve um conflito internacionalm qual a necessidade do apoio de outros países para resolução desses conflitos e os desdobramentos que ocorrem”, explica Raiter.

CURTA E ACOMPANHE