Política, a Boa Política

É comum ouvir as pessoas mencionarem que, “não quero saber de política”, “política é sujeira” ou “na política só tem corrupto”, ou ainda simplesmente justificarem que não participam da política por temerem algum tipo de represália ou por não quererem “se incomodar". Na verdade há um equívoco, pois estão se referindo a “politicagem” onde se enquadram gente de caráter duvidoso, “maus políticos” que atuam na troca de voto por favores e cargos, acordos milionários e outros tipos de ilícitos que corrompem a política.

A política não é só uma arte como se costuma dizer, mas, sobretudo uma ciência e que influencia a vida de todos. Aristóteles afirmou que “o homem é um animal político”, mas para aqueles de gostam apenas de exercer o poder, a definição de Maquiavel parece ser a mais apropriada, onde ele diz que a política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, é o próprio governo.

Somos essencialmente políticos e fazemos política diariamente e nem percebemos. Ela está presente em todas as manifestações por direitos e por uma sociedade mais justa, como na luta das mulheres contra uma sociedade machista e violenta, dos negros contra a descriminação, dos homossexuais, dos índios, dos trabalhadores, etc.

Formamos uma sociedade e a nossa omissão em qualquer situação, vai permitir que os outros escolham por nós.

Podemos participar da vida em comunidade ou não, atuar nas associações, ser voluntário, podemos lutar por uma causa em que acreditamos, contribuir para a melhora de nossa sociedade ou ficar assistindo a tudo como se nada fosse nos afetar.

Assim também, podemos votar em um candidato que tenha compromisso com a sociedade ou votar num político corrupto. A escolha é nossa e tudo isso é política, a boa política. Somos todos responsáveis para que a nossa sociedade seja socialmente justa, verdadeiramente democrática e para todos. Salve a Política!