FACULDADE ISEPE NO CURSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PROMOVIDO PELA ITAIPU

As associações e cooperativas de trabalho que atuam na coleta seletiva, tem despertado a atenção de organizações e gestores públicos, favorecendo o fomento, a organização e o crescimento social e econômico desses segmentos. Um exemplo é o Curso de Gestão de Resíduos Sólidos para Agentes Socioambientais, promovido pela ITAIPU Binacional em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente-UNILIVRE, voltado a Técnicos de Educação Ambiental de associações e cooperativas de 54 municípios da Região Oeste do Paraná. O evento, realizado durante todo o ano, reuniu no último dia 24 e 25 de outubro no Refúgio Biológico Bela Vista em Foz do Iguaçu-PR, 70 gestores e técnicos para participar do Módulo III, abordando o tema Cooperativismo e Associativismo, e foi ministrado pelo professor Jonas Maciel, da Faculdade ISEPE de Guaratuba.

Professor Jonas Maciel (primeiro da esquerda para a direita) acompanhados dos participantes do evento

Associativismo e Cooperativismo

Na esteira do crescimento cooperativista o Brasil de destaca, afinal não se percebe um movimento econômico, social e político que tenha tanto crescimento mundial, quanto o associativismo e o cooperativismo. No Brasil o cooperativismo é regido pela Lei nº 12.690/12 a qual organiza o funcionamento das cooperativas de trabalho, trazendo avanços para o cooperativismo, tais como segurança jurídica, direitos sociais, além de simplificar o funcionamento e afastar a possibilidade de fraudes. A principal vantagem de se criar uma cooperativa é a organização do trabalho, o aumento da produtividade e a união de indivíduos que eleva a competitividade, melhora a renda e as condições de trabalho.

ISEPE a sua faculdade no Litoral!

RT 0010332/PR