ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA E DE VENDAS
Empresa FortBlocos e Arte de Cimento
Angélica Zaparolli de Oliveira[1]
Luciane Scheuer[2]
Resumo
As organizações se tornaram o centro das atividades na sociedade moderna e foram desafiadas a prosperar financeiramente com o novo cenário do século XXI. Portanto, para tal efeito estão constantemente buscando elaborar planos de ações de forma a modificar este ambiente em seu favor. Diante disso, o marketing tem desempenhado um papel fundamental para que as empresas conquistem ou mantenham suas demandas de produtos ou serviços, uma vez que sem demanda não há como progredir. O marketing pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer organização, pois envolve todas as atividades referentes às relações de troca, buscando satisfazer os desejos e necessidades dos clientes auxiliando a organização no alcance de seus objetivos. Dentro desse contexto, o problema proposto nesse estudo foi: como a ferramenta dos 8P´s de marketing de serviços (Preço, Praça, Produto, Promoção, Processo, Palpabilidade, Produtividade e Pessoas) pode contribuir para que a empresa FortBloco identifique seu posicionamento diante de seus clientes? E o objetivo foi analisar através da ferramenta de marketing, 8P’s, qual o posicionamento da organização FortBloco no mercado. Com o auxílio da observação sistemática, assistemática e da pesquisa de campo pode-se determinar como o marketing de serviços e relacionamento pode influenciar no desenvolvimento de estratégias de marketing e identificar o posicionamento da empresa, FortBloco, frente aos seus clientes. A pesquisa possibilitou a acadêmica e a empresa conhecer e entender melhor os desejos e necessidade de seus clientes, e para contempla-las foram sugeridas propostas de atuação com o objetivo de conquistar e fidelizar ainda mais clientes.
Palavras Chaves: Marketing de serviço. Marketing de relacionamento. FortBloco. Fidelização. 8P’s.
[1] Acadêmica do 8º período do curso de Administração – Isepe Guaratuba.
[2] Professora Doutora Luciane Scheuer. Orientadora e co-autora. Isepe Guaratuba.