O LIVRO DIDÁTICO COMO ORDENADOR DA CULTURA ESCOLAR: QUESTÕES PARA REFLETIR

Iara da Silva França[1]

Lidiane Gomes dos Santos Felisberto[2]

Resumo

Este estudo, considerando a importância do livro didático na disciplina de Matemática e seu papel fundamental na disseminação do Movimento da Matemática Moderna, tem como objetivo questionar a permanência dos vestígios da Matemática Moderna nos livros didáticos das décadas de 1980 e 1990, destinados às séries finais do Ensino de Primeiro Grau e que circularam nas escolas do Paraná. A investigação, orientada na perspectiva da História Cultural, fundamentou-se em autores como Chartier (1990), Julia (2001), Munakata (1997), entre outros. Foi realizado um inventário de 45 livros didáticos que circularam no Paraná no período investigado. Mesmo com o declínio do Movimento da Matemática Moderna a partir da década de 1970, os registros encontrados nessas fontes escolares indicam a presença dos conteúdos propostos pela reforma nas séries finais do Ensino de Primeiro Grau, em livros publicados até 1995. O estudo aponta uma defasagem entre o currículo proposto e o currículo real vivenciado nas salas de aula, indicando que apesar da baixa intensidade, a Teoria dos Conjuntos, eixo central do MMM, ainda era ensinada nas séries finais do Ensino de Primeiro Grau. O estudo mostra que historicamente o livro didático de Matemática constituiu-se, mais que as normas oficiais, como principal ordenador da cultura escolar do período investigado. Tais apontamentos permitiram pensar o livro didático não somente como um recurso pedagógico, mas também como um produto mercadológico que pode influenciar mudanças e conformações na Educação.

Palavras-chave: Livro Didático; História da Educação Matemática; Movimento da Matemática Moderna.

[1] Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora da Educação Básica – SEED Paraná. Professora e Coordenadora de Pesquisa do ISEPE Guaratuba.  e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

[2] Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ver versão completa