AS ESCOLAS NORMAIS DO PARANÁ NOS ANOS DE 1920: ABRINDO CAMINHOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Iara da Silva França[1] - SEED

Alexsandra Camara[2] - PUCPR

Resumo

A criação da nova sede da Escola Normal da capital e de outras duas Escolas Normais no interior do estado e sua reestruturação por meio das “Bases Educativas para a Organização da Nova Escola Normal Secundária”, são importantes fatos que aconteceram na década de 1920 no Paraná e que parecem ter efetivado as iniciativas de profissionalização dos professores primários paranaenses. Tal fato se deu, entre outras ações, por meio da inserção de disciplinas voltadas ao preparo para o ofício do professor primário. Em meio a esse contexto, o presente texto analisa as experiências de (re)organização da Escola Normal do Paraná e implantação de duas novas Escolas Normais na década de 1920. Visando proporcionar uma contribuição para o conhecimento dos principais aspectos ligados à organização da Escola Normal do Estado do Paraná, após breve retrospectiva histórica desta Escola Normal, apresentamos aspectos de sua reestruturação em novo prédio e da implantação das Escolas normais Primárias em diferentes e estratégicos pontos geográficos do estado. Numa perspectiva da História Cultural, chamamos, especialmente, o historiador Chartier (1991), por se tratar de uma história social dos usos e das interpretações, assim como, Viñao (2005) para o entendimento de que a escola ocupa um espaço que se torna lugar. Além de leis, são aqui utilizados relatórios, o texto das “Bases Educativas” e uma Ata da Escola Normal de Paranaguá. O estudo aponta as mudanças de uma educação geral para a ênfase na dualidade do ensino que marcou o Curso Normal nesse período, quando foram acrescentadas disciplinas pedagógicas e destacados os saberes necessários para ensinar, específicos para a profissionalização dos professores primários.

Palavras-chave: História da Educação. Escola Normal. Bases Educativas para a Nova Escola Normal.

[1]Doutora em Educação pela PUCPR. Professora da Educação Básica da SEED. Professora do Ensino Superior no ISEPE. Pesquisadora Associada ao GHEMAT – PR. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

[2] Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ver versão completa