Revista Diálogo Interdisciplinar - Sobre

Foco e Escopo

Revista Diálogo Interdisciplinar é uma publicação semestral do ISEPE, Brasil. Tem circulação online e divulga pesquisas e estudos de áreas interdisciplinares. A Revista publica artigos científicos e resenhas, adotando o processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial ou da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade. O título abreviado da revista é Rev. Dial. Int. e deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem autorização expressa do editor.

Missão

Publicar trabalhos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento da ciência da área da educação. Abordando temas emergentes capazes de suscitar a troca de informações, bem como debate de questões neste campo de conhecimento.

 

Objetivo

A revista se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais da área de Educação e afins, contribuindo com o intercâmbio promovendo a geração de novos conhecimentos.

 

Políticas de Seção

Dossiê

   Submissões abertas

   Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

   Submissões abertas

 

  Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Todos os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos à avaliação simultânea em outros periódicos.

Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.
Todos os artigos serão submetidos à Comissão Editorial da Revista e para avaliação por pares externos à Instituição (peer review). Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto com a tradução para a língua inglesa e espanhola.


Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa.
Deverão constar nos trabalhos: nome dos autores, titulação, filiação institucional, e-mail; endereço completo (não divulgado na publicação do artigo), para encaminhamento de correspondência pela Comissão Editorial. O preparo e encaminhamento com anonimato para avaliação é feito pelo editor e Comissão Editorial. 


Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão Editorial.


Os artigos recebidos são encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação pelos pares (peer review). Os editores coordenam as informações entre os autores e revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor.

Caso aceitos, os textos passam pela revisão, editoração e publicação. Poderão ser reenviados os textos reformulados, quando for o caso.


São observados os seguintes critérios: relevância para Revista Diálogo Interdisciplinar e para a área de educação e afins; consistência e rigor teórico conceitual; articulação entre objetivo, fundamentação teórico metodológica, análise e conclusão de dados; bibliografia pertinente e atualizada; originalidade e contribuições para a área; correção de linguagem e respeito às normas técnicas - ABNT. 


Os resultados serão expressos como: AceitoAceito com reformulaçõesNão aceito.
Para publicação dos textos, os autores deverão encaminhar, após a aprovação do trabalho, Carta de Cessão de Direitos Autorais.

Cabe aos autores declarar respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos conforme normas em vigor. A declaração deverá ser expressa por ocasião da submissão do artigo.

 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

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