GESTÃO DE SERVIÇOS OTIMIZAÇÃO DA EMISSÃO DE DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DOC PLUS
Maria Eduarda Lopes Wichroski
Orientador: Profº. Msc. Francisco Xavier
Resumo
Esta pesquisa concentra-se na otimização dos processos de emissão de documentação ortodôntica na empresa DOC PLUS, contextualizando a gestão de serviços nesse cenário. Destaca-se a relevância do setor de serviços na economia global e as questões relacionadas da satisfação do cliente, enfatizando a importância de uma gestão eficaz para aprimorar a qualidade do atendimento. A metodologia híbrida empregada inclui pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente o estudo de caso na empresa e a aplicação de ferramentas como 5W2H e mapeamento de processos para identificar oportunidades de melhoria. O estudo detalha o funcionamento da empresa, identificando problemas em diferentes etapas do atendimento ao paciente, como a ausência de documentos e falhas técnicas nos equipamentos. Propõem-se ações corretivas, como treinamentos e conscientização dos pacientes sobre a importância dos documentos, visando alcançar a excelência nos serviços prestados. Além disso, destaca-se a preocupação da empresa não apenas em oferecer serviços de alta qualidade, mas também em assegurar a fidelização do cliente, elemento fundamental para a competitividade e sucesso empresarial.
Palavras-chave: Gestão de Serviços; Documentação ortodôntica; Ferramentas.
Ver versão completa
GESTÃO ORGANIZACIONAL - ANÁLISE DAS ROTINAS DE TRABALHO NO TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS DE GUARATUBA-PR
Stephany Carolina da Cruz Rocha
Orientadora: Profª. Drª. Rosane Patricia Fernandes
Resumo
O presente estudo enfatiza a vital importância da gestão organizacional para o êxito de uma serventia, destacando que uma gestão eficaz pode aprimorar a eficiência e eficácia, auxiliar na tomada de decisões fundamentadas, melhorar a comunicação e a colaboração interna, além de possibilitar a adaptação a mudanças de mercado e situações. O principal objetivo do estudo consistiu em examinar e descrever o processo de Gestão Organizacional no cartório, identificando potenciais falhas e propondo melhorias por meio de ferramentas de gestão. A metodologia empregada foi com base em referenciais teóricos, documentais e observações. Dentre os objetivos específicos, a pesquisa busca avaliar o funcionamento da gestão organizacional da serventia, apresentar as normas legais impostas aos cartórios de protesto de títulos, identificar possíveis lacunas nas atividades dos escreventes e sugerir ferramentas para aprimoramento e conformidade. O estudo também aborda a natureza das organizações privadas de caráter público, como os cartórios, que estão sob a supervisão da Corregedoria Geral da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça. O trabalho ressalta os desafios enfrentados pelos titulares dos cartórios, que, embora tenham formação predominantemente jurídica, precisam gerenciar as finanças e operações da unidade, assegurando a sustentabilidade econômico-financeira e a conformidade com as inspeções realizadas pelo juiz corregedor. Com base nas observações, sugere-se a alocação de mais escreventes para agilizar a análise de documentação durante o atendimento. Além disso, a implementação de um sistema digital exclusivo pode otimizar a gestão de documentos, reduzindo custos e impactos ambientais. A melhoria na comunicação sobre procedimentos, especialmente relacionados à retirada de títulos, é essencial para evitar mal-entendidos e agilizar processos, Assim como o uso da Matriz de Eisenhower, faz-se necessário, para priorizar as demandas diárias a serem atendidas . Essas propostas visam aprimorar a eficiência operacional do Tabelionato de Protesto de Títulos de Guaratuba-PR.
Palavras-chave: Gestão, Gestão Organizacional, Tabelionato de Protesto e Gerenciamento de Processos.
Ver versão completa
MARKETING DE RELACIONAMENTO - ANÁLISE DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NA EMPRESA PANTENI CALÇADOS
Maiza Gabriela Maschio
Orientador: Profº. Msc. Fabio Antônio Rossi
Resumo
Considerando a globalização e a concorrência no mercado atual, tornou-se essencial a diversificação de ferramentas e estratégias para atrair clientes e manter uma relação duradoura. O marketing pode ser considerado como uma área que abrange atividades de troca para satisfazer os desejos dos consumidores, considerando o meio ambiente e seu impacto na sociedade. Já o marketing de relacionamento pode ser considerado como uma ferramenta crucial para conquistar e valorizar clientes, promovendo relações duradouras entre empresa e consumidor. Sendo assim, o objetivo geral do presente trabalho é implementar estratégias e ações em uma empresa de comercio de calçados e confecções, sediada na cidade de Guaratuba-PR, visando aumentar a fidelização dos clientes e rentabilidade do negócio. Desta forma foi estabelecida a seguinte problemática: as ferramentas de marketing podem auxiliar a empresa na melhoria dos seus processos e fidelização dos seus clientes? Para desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa através de um estudo de caso com observação sistemática. Através dos dados recolhidos junto aos clientes, mostram que a maioria mante relação comercial com a empresa superior a 5 anos, portanto, mantendo uma elevada frequência de compras e destacando-se a visita pessoal a loja como meio de contato preferencial. Apesar da satisfação com os prazos de pagamento, produtos fornecidos e atendimento dos colaboradores, alguns apontaram pontos de insatisfação como a falta de atenção às reclamações e ao pós compra. Além disso, um número significativo de clientes manifestou dificuldade em trocar os produtos de determinadas marcas, indicando a necessidade de conciliação por parte da empresa para evitar transtornos. Em relação ao serviço de entrega, constatou que muitos clientes nunca utilizaram esta opção. Por isso, é importante que a empresa promova ações que incentivem essa abordagem, com o objetivo de entregar novas experiências aos clientes, aumentando a satisfação e a fidelização.
Palavras-chave: Marketing; Marketing de Relacionamento; Panteni Calçados.
Ver versão completa
MARKETING DIGITAL - UTILIZAÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA CAPTAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA EMPRESA DUDA GONZALES NAIL DESIGN
Maria Eduarda Gonzales Salino
Orientador: Profº. Msc. Fabio Antônio Rossi
Resumo
Com a crescente concorrência no mercado da beleza, as empresas têm se esforçado para comercializar seus serviços de maneira eficiente e com isso a exposição dos indivíduos ao marketing tem sido diária. Portanto, é de suma importância para as organizações uma boa estruturação do seu departamento de marketing. Segundo Kotler (2018) o marketing envolve a ação de identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais, e seu objetivo é conhecer tão bem o consumidor ao ponto que o produto ou serviço seja vendido por si só. Sendo assim, o objetivo geral do presente trabalho é implementar as ferramentas do marketing digital, visando aumentar a captação de clientes e a fidelização. Desta maneira foi estabelecida a seguinte problemática: como a utilização do marketing digital pode auxiliar a empresa na captação e fidelização de clientes? Para desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica, qualitativa através de um estudo de caso com observação assistemática. Portanto conclui-se, com a implantação das ferramentas sugeridas e aplicadas, houve um aumento no número de atendimentos mensais, passando de 67 em julho para e 82 no mês de outubro. Já em relação a fidelização dos clientes, houve um aumento considerável de aproximadamente 47%, ou seja, passando de 42 clientes no mês de julho para 62 no mês de outubro de 2023. Esse número de atendimentos tem relação direta com o aumento do faturamento da empresa, auxiliando no cumprimento das suas obrigações e possibilitando a implantação de melhorias. Em relação a captação de novos clientes, também foi possível avaliar o expressivo crescimento passando de 6 no mês de julho para 16 no mês de setembro.
Palavras-chave: Marketing; Marketing Digital; Mídias Digitais.
Ver versão completa
O ASSÉDIO MORAL NO ÂMBITO INTERNO DA POLÍCIA MILITAR
Carolina Ghilardi de Andrade¹
Julie Katlyn Antunes Schramm²
Resumo
A presente pesquisa tem por finalidade investigar os desdobramentos do assédio moral na polícia militar, respondendo-se a seguinte indagação: como identificar legalmente o assédio moral, onde os princípios da disciplina do subordinado e da hierarquia dos postos são a base estrutural da instituição onde este servidor trabalha? Diante da realidade da instituição pública militar, onde a base estrutural é a disciplina e a hierarquia, faz-se necessário conhecer os limites entre a ordem legal e o abuso de autoridade, identificando-se condutas constrangedoras e humilhantes direcionadas ao servidor subordinado. A arbitrariedade cometida com o intuito de depreciação da dignidade do funcionário, passível de causar danos de caráter variado, pode ser entendida como assédio moral. A pesquisa se pauta em mostrar como o fenômeno pode ocorrer dentro da administração da polícia militar, com base no disposto em doutrina, jurisprudência e legislação vigente, além de, da mesma forma esclarecer as principais características do assédio moral, bem como demonstrar quais direitos do policial militar são diretamente afetados e as consequências do assédio moral. Concluiu-se que o assédio moral pode se encontrar de forma velada ou explícita nas instituições militares, encontrando no referido ambiente, um espaço propício para se desenvolver, sem reservas, sendo amplamente empregado como instrumento de gestão de pessoas, considerando-se as peculiaridades da organização.
Palavras-chave: Assédio moral; Instituição Militar; Hierarquia.
¹ Graduanda em Direito pela Faculdade do Litoral Paranaense – ISEPE Guaratuba.
²Doutoranda e Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL/PR.
Ver versão completa
O CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU E A NECESSIDADE DE UMA REFORMA ANTE SUA AUAÇÃO PERANTE CONFLITOS INTERNACIONAIS
Dieneri Inez Bolzan¹
Letícia Lopes Jahn²
Resumo
O objetivo do presente artigo é compreender a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança da ONU em razão de sua atuação nos conflitos internacionais. Assim, o trabalho aborda o contexto histórico da Liga das Nações, bem como da Organização das Nações Unidas. Em seguida, a função e importância do Conselho de Segurança para a paz e a segurança internacional. E, por fim, a atuação do órgão em conflitos internacionais como o genocídio acontecido em Ruanda em 1994 e o conflito entre Israel e Palestina. Para isso, partiu-se da problemática: considerando a atuação do Conselho de Segurança da ONU nos conflitos internacionais, uma reforma do órgão é necessária? O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, consistente na análise de informações divulgadas pela ONU e por seu Conselho de Segurança, bem como o estudo de doutrinas e artigos relacionados, além da Carta das Nações Unidas. No decorrer da pesquisa constatou se que os vencedores da Primeira e da Segunda Guerra Mundial criaram a Liga das Nações e, posteriormente, a ONU, estabelecendo para si direitos que garantem a impunibilidade para suas atuações. Compreendeu-se que embora o Conselho de Segurança da ONU tenha como função garantir a paz e a segurança internacional, em razão dos interesses particulares dos membros permanentes, essa função não é cumprida, pois quando o assunto não é de interesse de um dos membros, ele exerce seu poder de veto para que nada seja feito. Concluiu-se ao final que uma reforma do Conselho de Segurança da ONU é necessária.
Palavras-chave: Organização das Nações Unidas; Reforma do Conselho de Segurança; Poder de veto; Conflitos internacionais.
¹ Graduanda em Direito pela Faculdade do Litoral Paranaense – ISEPE Guaratuba.
²Advogada criminalista, Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas PUC/PR, professora da Faculdade do Litoral Paranaense – ISEPE Guaratuba.
Ver versão completa
A POLÍCIA PODE VISUALIZAR CONVERSAS DO WHATSAPP EM CELULAR APREENDIDO?
Evandro Lincoln Pereira Dias Junior¹
Piero Leandro Gamper Madalozzo²
Resumo
O presente artigo examina normas e garantias legais relacionadas à apreensão, interceptação e invasão de dispositivos eletrônicos, com foco nas implicações para privacidade, investigação policial e utilização de mensagens do WhatsApp como prova. Ou seja, a problemática geral é “A Polícia pode visualizar conversas do WhatsApp em celular apreendido?” O estudo foi realizado para analisar a complexidade jurídica e ética dessas práticas em um contexto digital em constante evolução. A pesquisa abrangeu a legislação brasileira, jurisprudência e tendências atuais, sendo conduzida por meio da revisão de textos legais, análise de casos e consideração de posicionamentos acadêmicos. Os resultados destacam a necessidade de cautela e legalidade na aplicação da lei, respeitando os direitos fundamentais e a privacidade. O estudo evidencia que a obtenção de provas, especialmente a partir do WhatsApp, requer autorização judicial e conformidade com normas éticas. Além disso, são apresentadas técnicas e metodologias da polícia na extração de dados de dispositivos eletrônicos em investigações criminais. Os resultados têm significados amplos, destacando a importância do equilíbrio entre a aplicação da lei e a proteção da privacidade em uma sociedade democrática. A análise de um estudo de caso específico ressalta como violações de direitos fundamentais podem resultar na nulidade de provas, reforçando a relevância do devido processo legal. Em última análise, os resultados apontam para a necessidade contínua de transparência e supervisão rigorosa para manter a confiança pública nas instituições de aplicação da lei.
Palavras-chave: Investigação Criminal; Limitação ao poder do Estado; inviolabilidade das conversas via aplicativos WhatsApp e outros aplicativos de conversa.
¹Graduando em Direito pela Faculdade do Litoral Paranaense – ISEPE Guaratuba.
²Advogado e Especialista em Direito Penal. professor da Faculdade do Litoral Paranaense – ISEPE Guaratuba.
Ver versão completa
A RECUPERAÇÃO JUDICIAL E O COVID-19: COMO A PANDEMIA IMPULSIONOU APROVAÇÃO DA NOVA LEI DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL E FALÊNCIA, LEI Nº 14.112/2020
Mirelle Hatschbach Furtado¹
Foed Saliba Smaka Junior²
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de identificar em que medida a pandemia do COVID – 19 influenciou nas mudanças da Lei 11.101/2005 referente a recuperação de empresas promovida pela Nova Lei 14.112/2020 de Recuperação Judicial e Falência. Fazia muitos anos que o mundo não passava por uma fase tão difícil, a COVID-19 trouxe consigo a distância entre as pessoas, esse isolamento afetou várias áreas, visto que perdurou por dois anos. Sendo um fato que a economia seria uma das principais afetadas, a problemática do presente artigo é como a pandemia impulsionou aprovação da Nova Lei de Recuperação Judicial e Falência, Lei n° 14.112/2020? O primeiro objetivo identificou os efeitos da pandemia na economia Brasileira, mostra como os microempresários sofreram com o fechamento obrigatório das atividades, por mais que houvesse a flexibilização para manter empresas funcionando, e como tudo isso refletiu nos casos de recuperação de empresas. Após foi discutido se essas mudanças foram realmente pensadas por conta do período complicado que a economia Brasileira estava sofrendo na pandemia, se essa realmente foi a origem e impulso para a mudança legislativa. E por fim foi analisado as principais mudanças na lei 11.101/2005 referente a recuperação de empresas, que foi alterada durante a pandemia, sendo sancionada em 2021 a nova Lei n° 14.112/2020, se concluiu no decorrer do artigo que a COVID- 19 teve sua parcela de influência na mudança legislativa. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica na doutrina brasileira, as legislações vigentes e não vigentes, artigos, jurisprudências, revistas jurídicas e sites jurídicos da internet.
Palavras-chave: Recuperação Judicial; COVID-19; Nova Lei de Recuperação Judicial e Falência; Lei n° 14.112/2020.
¹Graduando em Direito pela Faculdade do Litoral Paranaense – ISEPE Guaratuba.
²Bacharel em Direito pela Faculdade ISULPAR, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera, Advogado e professor universitário.
Ver versão completa
MINISTÉRIO PÚBLICO E A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL: QUESTÕES SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DA ATUAÇÃO DO ÓRGÃO MINISTERIAL
Thaís Aparecida Blem da Silva¹
Luciano Raiter²
Resumo
O presente artigo científico, visa discutir a atuação do Ministério Público em face de suas atribuições e competências, verifica-se que, desde a promulgação da Carta Cidadã em 1988, o Ministério Público passou a ser revestido de um caráter dúplice, que é em linhas gerais: zelar pelo cumprimento dos direitos e garantias constitucionais, servindo aqui como defensor de todos os indivíduos e, também, entre outras, promover a ação penal pública, atuando, nesta faceta, como órgão acusador. Tendo como questão norteadora inquirir, se é possível questionar a constitucionalidade da atuação do Ministério Público no âmbito da investigação criminal? Para que seja possível responder a esta problemática, o objetivo geral da pesquisa era investigar a constitucionalidade da atuação do Ministério Público no âmbito da investigação criminal. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, com base em livros jurídicos, artigos científicos, entrevistas disponíveis na internet, conteúdos de blogs, doutrinas jurídicas e todo arcabouço legal para que seja possível buscar responder à pergunta problema e concluir com os objetivos da pesquisa. Assim, de todo o conteúdo levantado na base de pesquisa, é possível afirmar que há entre os doutrinadores jurídicos uma parcela que questiona esta atuação, enquanto que outros entendem que a própria gênese constitucional, reveste o Ministério Público de constitucionalidade em sua atuação, sendo assim, a pesquisa apresenta estas origens, funções e ações, estas últimas por vezes, questionáveis.
Palavras-chave: Ministério Público; Competências para atuação; Constitucionalidade da atuação.
¹Graduanda em Direito pela Faculdade do Litoral Paranaense – ISEPE Guaratuba.
²Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.
Ver versão completa
A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA O COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
ALMEIDA, Millena Autor(a)¹
SILVA, Ana Maria Coautor(a)²
Resumo
Desde o advento da Constituição Federal de 1988, pela obrigatoriedade da conclusão do Ensino Médio por todos os jovens até 18 anos, o assunto “evasão escolar” vem sendo crescentemente pauta de debates. Paulo Freire, enquanto teórico, foi um dos primeiros a pensar a adaptação dos currículos a partir da necessidade discente. O objetivo principal deste trabalho é compreender a adaptação curricular como uma ferramenta no combate à evasão na Educação Básica no cenário educacional contemporâneo. Para isso, os objetivos específicos buscam: I) entender os motivos da evasão escolar; II) estudar adaptações curriculares; III) analisar um exemplo de proposta curricular. A metodologia utilizada está amparada em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, cujos resultados esperados, na análise, indicam que a adaptação curricular é necessária e importante, por meio de um estudo qualitativo, como a Importância da adaptação curricular para o combate da evasão escolar.
Palavras-chave: Evasão escolar. Adaptação curricular. Combate à evasão.
¹Graduanda em Pedagogia pela faculdade Isepe – Guaratuba. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
²Professora Doutora em Letras, Professora da Faculdade Isepe – Guaratuba. Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ver versão completa
PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL, FRENTE À INCLUSÃO SOCIAL
ROSA, Daniele Luzia dos Santos¹
BORDIN, Eliane de Fatima²
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo: Educação de Jovens e Adultos – pedagogia no sistema prisional, frente à inclusão social. Diante do exposto, questiona: A educação realmente ajuda a reinserção de um indivíduo na sociedade? Essa pesquisa torna-se relevante para compreendermos como é o processo da inclusão social dos detentos na prática. Tem como objetivo geral, analisar a contribuição para o processo de ressocialização, aspectos dos métodos pedagógicos utilizados no sistema prisional, determinando a possibilidade da integração social dos detentos por meio da educação, capacitando-os e proporcionando novas perspectivas de vida. E como objetivos específicos: Breve história da educação prisional; A educação e a prisão: processo de ressocialização e realidade educacional de pessoas privadas de liberdade, destacando os desafios enfrentados pelo pedagogo prisional. Como metodologia utilizou um levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e entrevista com uma pedagoga do Complexo Penitenciário de Piraquara, em que ela relata que a educação dentro do presídio não trabalha por si só, depende da assistência social, psicologia, e dos policiais penais, relatando os desafios que existe dentro da penitenciaria. A educação sozinha consegue transformar um indivíduo, mas não consegue inseri-lo na sociedade, pois necessita de ajuda de outras entidades.
Palavras-chave: Educação; Inclusão; Recluso; Reinserção; Pedagogo.
¹Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
²Professora e orientadora de TCC do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. Graduada em Pedagogia e Psicologia. Mestre em Psicologia. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ver versão completa
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL
SILVA, Isabella Thamires de Lima¹
SILVA, Ana Maria da²
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo: A importância da escola no combate ao racismo estrutural. Parte-se do princípio de que a escola como um espaço sociocultural pode contribuir para o combate do racismo estrutural, pois é nela que os alunos permanecem uma boa parte do tempo. Diante do exposto, questiona-se: a escola cumpre seu papel no combate ao racismo estrutural? Assim, o tema desta pesquisa torna-se relevante para compreendermos que a escola tem uma grande presença na investida com relação à visão corrompida que o racismo estrutural conserva. Apresenta como objetivo geral: discutir a presença da escola no combate ao racismo estrutural, evidenciando sua importância. E como objetivos específicos: explicar a acepção do termo raça e sua historicidade; conceituar o termo racismo estrutural; descrever a relação entre o Brasil Colônia da população negra e a sociedade atual, e apresentar a gestão democrática como uma ferramenta principal no combate ao racismo estrutural dentro e fora da escola. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica. Optou-se por analisar a literatura existente sobre o tema e contribuir com novas linhas de pensamento acerca dele, utilizando como base, artigos que coincidissem com o objeto de estudo, pesquisados em fontes de dados seguras. O resultado da pesquisa demonstra a necessidade de se pensar a escola como sendo um espaço democrático, de suma importância no combate ao racismo estrutural, para que as diferenças deixem de ser um problema e sejam vistas como individualidades, sendo tratadas com igualdade.
Palavras-chave: Escola; Racismo; Combate; Racismo estrutural; Gestão democrática;
¹Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
²Professora Doutora em Letras, Especialista em Gestão e Coordenação Escolar. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ver versão completa
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
NUNES, Ana Luiza da Silva¹
TEIXEIRA, Mariana Carolina Teixeira²
Resumo
O objeto de estudo desta pesquisa trata sobre “A importância da psicomotricidade na formação do educando na educação especial e inclusiva”. Portanto, por meio de um estudo bibliográfico e qualitativo, procura-se perceber como a Psicomotricidade torna a educação inclusiva mais efetiva, pois nos traz métodos lúdicos para a aprendizagem do educando. Para isso, é feita a pergunta: Por que é necessária a psicomotricidade no ensino-aprendizagem para o aluno com dificuldades de aprendizagem ou deficiência? Diante disso, tem-se como objetivo geral compreender a importância da Psicomotricidade na formação do educando na Educação Especial e Inclusiva. E como objetivos específicos entender a trajetória da Educação Especial no Brasil; pesquisar sobre o que é a Psicomotricidade e como se dá na Educação Especial e Inclusiva. Os resultados indicam que a psicomotricidade realmente faz a diferença no ensino e aprendizagem na formação do educando.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Educação Especial. Inclusão.
¹Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Isepe – Guaratuba. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
²Docente no Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia no Instituto Superior de Educação de Guaratuba-Faculdade Isepe. Doutora em Ciências (UEM); Mestre em Ciências Ambientais (UEM), Licenciada em Pedagogia (ISEPE). E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ver versão completa
REFLEXÃO SOBRE OS DESENHOS DAS CRIANÇAS
RIBAS, Kauana Dallacourt De Sá ¹
BORDIN, Eliane Fatima ²
Resumo
O artigo tem como objeto de estudo a reflexão sobre os desenhos das crianças. Essa pesquisa torna-se relevante pela importância que o desenho tem na vida de uma criança, isso porque os desenhos não são apenas “rabiscos”, e sim um meio de expressão, além de contribuir em outros aspectos como: emocional, social e cognitivo. O artigo busca auxiliar professores e pais a observar e compreender um pouco mais sobre o desenho, mostrar as fases do desenho infantil e sua faixa etária, e analisar os possíveis significados em cada fase da produção gráfica. Neste contexto, questiona se: qual a consideração que deve ter um desenho infantil em sala de aula de ensino fundamental I? Tem como objetivo geral compreender por meio de um estudo bibliográfico, como o desenho pode ser uma forma de a criança pedir ajuda, e como objetivos específicos: I) Entender os significados que o desenho da criança pode transmitir; II) Buscar na perspectiva do professor sobre a relevância de trabalhar com desenho em sala de aula. Trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter exploratória, cujos resultados esperados indicam que é necessário estudar e refletir sobre os desenhos infantis. Os resultados obtidos pela pesquisa conseguiram alcançar o objetivo.
Palavras-chave: Desenho infantil. Fases do desenho. Expressão/Interpretação. Abuso.
¹Graduanda no 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe.
²Eliane Fatima Bordin, Mestre em Psicologia, pós-graduada em Sexologia e Psicopedagogia, graduada em Psicologia e Pedagogia.
Ver versão completa
UM ESTUDO SOBRE ANSIEDADE INFANTIL: UMA RECUPERAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
FACCIOLO, Maria Julia Sbattella¹
BORDIN, Eliane Fatima²
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo: a ansiedade infantil. Diante disso, questiona: Quais os impactos que a ansiedade causa no ensino e aprendizagem de uma criança? Essa pesquisa torna-se relevante, pois atualmente a ansiedade está se tornando algo rotineiro e algumas pessoas não sabem como lidar com esse transtorno tanto dentro da escola, como fora dela. O objetivo geral deste trabalho é analisar os impactos que a ansiedade infantil causa no ensino e aprendizagem. Tem como objetivos específicos: compreender os conceitos de ansiedade e ansiedade infantil; mapear os estudos sobre o tema realizados nos últimos anos e realizar uma discussão crítica acerca da ansiedade infantil e ainda compreender quais os impactos que a ansiedade provoca no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada se baseia em uma revisão bibliográfica, no qual foram selecionados artigos que abordam os impactos que a ansiedade causa na aprendizagem de uma criança, cujos resultados esperados indicam que a modernidade força o desenvolvimento prematuro, transformando a infância mais estressante, causado pelas frequentes exigências, tanto da escola como das próprias emoções. Alunos exitosos tendem a tornar-se ansiosos por conta da grande exigência dos pais, amigos e de si mesmos. Já no caso de crianças com baixo desempenho escolar, se as situações de insucesso escolar se repetem, a ansiedade aumenta como seguimento do rendimento abaixo do esperado. Sendo assim, a ansiedade dos alunos aumenta quando percebem que não dominam o conteúdo e não conseguem se ajudar com estratégias de aprendizagem. Sendo assim, o problema principal dos alunos ansiosos está ligado com a recuperação da matéria.
Palavras-chave: Impactos. Ansiedade. Ansiedade infantil. Ensino aprendizagem.
¹Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe.
²Eliane Fatima Bordin – Mestre em Psicologia, pós-graduada em Sexologia e Psicopedagogia, graduada em Psicologia e Pedagogia
Ver versão completa
A PSICOPEDAGOGIA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRUX, Nataliely Batista ¹
BORDIN, Eliane Fatima ²
Resumo
Esse artigo tem como objeto de estudo: a psicopedagogia como uma importante ferramenta para a educação inclusiva. O ponto-chave deste trabalho é ressaltar a importância da psicopedagogia dentro e fora do ambiente escolar, promovendo a orientação de pais e professores na educação especial. Essa pesquisa torna-se relevante para a compreendermos como a psicopedagogia pode ajudar o aluno dentro e fora da sala de aula e auxiliar a família de como lidar com o seu filho no cotidiano dentro de casa. Tem como objetivos específicos: embasar teoricamente a importância da inclusão da educação especial na sociedade; pesquisar de que forma a psicopedagogia auxilia o aluno com necessidades especiais, pais e professores; verificar a importância de a família e a escola estarem em sintonia no trabalho junto ao aluno com necessidades especiais. Como metodologia utilizou a pesquisa bibliográfica por meio de livros, Artigos, Teses sobre o tema. Os resultados obtidos nos levam a compreender que a relação entre Psicopedagogia e inclusão vai além da vida escolar, envolvendo aspectos familiares e sociais. Portanto, é essencial que o psicopedagogo esteja sempre atualizado, compartilhando conhecimentos com outros profissionais e familiares para apoiar a inclusão, considerar o contexto familiar na identificação das necessidades das crianças e buscar práticas educativas adequadas em todos os ambientes.
Palavras-chave: Inclusão. Psicopedagogia. Orientação Família x Escola.
¹Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe.
²Mestre em Psicologia, pós-graduada em Sexologia e Psicopedagogia, graduada em Psicologia e Pedagogia.
Ver versão completa
MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
PAIXÃO, Paola Freitas Morais da¹
FERREIRA, Rosilda Maria Borges²
Resumo
Este artigo apresenta como objeto de estudo ´Métodos de Alfabetização para crianças com Síndrome de Down’. Trata-se de um estudo que discute os métodos de alfabetização apropriados para os alunos que apresentam Síndrome de Down (SD). Nesse sentido, esta pesquisa questiona: Quais os métodos de alfabetização utilizados pelos professores para os alunos com síndrome de down e como funcionam? Tem como objetivo geral: analisar os métodos de alfabetização utilizados pelos professores de alunos que apresentam síndrome de down. E como objetivos específicos: pesquisar quais métodos de alfabetização são utilizados pelos professores e compreender como esses métodos podem auxiliar na alfabetização do aluno com síndrome de down. A metodologia utilizada se baseia na pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa e descritiva. Os resultados dessa pesquisa apontam que o método de alfabetização utilizado pela professora, com material concreto e com a ajuda dos pais, pode contribuir para a aprendizagem do aluno com síndrome de down.
Palavras-chave: Métodos. Alfabetização. Síndrome de Down.
¹Aluna do Curso de Pedagogia – Faculdade Isepe – Guaratuba. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
²Professora Graduação em Letras-Português; Pedagogia; Mestre e Doutoranda em Educação. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ver versão completa
ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ÀS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: O PAPEL DO PEDAGOGO
VERAS, Thayse Andrade¹
TEIXEIRA, Mariana Carolina²
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo: atendimento pedagógico às crianças hospitalizadas - o papel do pedagogo. Diante do tema exposto, questiona-se: como é o trabalho do pedagogo no ambiente hospitalar? Assim, esta pesquisa torna-se pertinente para compreender a pedagogia hospitalar como uma modalidade de ensino direcionada a crianças e adolescentes que, por motivos de saúde, encontram-se impossibilitados de frequentar a escola. O objetivo geral deste trabalho é explicar de que forma ocorre o acompanhamento pedagógico às crianças hospitalizadas. Para isso, os objetivos específicos buscam verificar quais os tipos de atividades propostas pelo pedagogo hospitalar; como se dão as relações do pedagogo com a escola, família e criança. Esse estudo foi feito por meio de um levantamento bibliográfico, apresenta uma abordagem metodológica qualitativa. O estudo apresentado, conclui-se a necessidade e a importância do atendimento hospitalar para com as crianças que se encontram hospitalizadas.
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar; criança hospitalizada; papel do pedagogo; acompanhamento pedagógico.
¹Aluna do 8º período do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba – Faculdade Isepe. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
²Docente no Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Guaratuba - Faculdade Isepe. Doutora em Ciências (UEM); Mestre em Ciências Ambientais (UEM), Licenciada em Pedagoga (ISEPE). e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ver versão completa
PEDAGOGIA EMPRESARIAL: A FUNÇÃO DO PEDAGOGO EM UM AMBIENTE CORPORATIVO
MORONI, Andressa Alves¹
SILVA, Ana Maria²
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é compreender, por meio de um estudo qualitativo, qual é a definição das funções e responsabilidades de um pedagogo em um ambiente corporativo. Para isso, os objetivos específicos buscam mapear as devidas responsabilidades de um pedagogo, em um espaço corporativo e incentivar a importância de um profissional pedagogo nesse ramo do mercado de trabalho. A metodologia utilizada é através de um estudo qualitativo e se desenvolve através de uma entrevista realizada com profissionais que já atuam na área, cujos resultados indicam a realidade e definição na função de um pedagogo empresarial.
Palavras-chave: Pedagogia Empresarial; Funções; Ambiente corporativo; Desenvolvimento;
¹Graduanda em Pedagogia pela faculdade Isepe – Guaratuba. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
²Doutora em Letras e especialista em Gestão e Coordenação Escolar. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.